Dados do Trabalho
Título
PREVALENCIA DE DESNUTRIÇAO E COMPLICAÇOES METABOLICAS EM PACIENTES CRITICOS
Introdução
A prevalência da desnutrição no ambiente hospitalar oscila entre 30% e 60% dos pacientes hospitalizados, sendo mais elevada nos pacientes críticos, devido à fatores relacionados à condição clínica do paciente, bem como o elevado estresse catabólico, grau de inflamação, e consequente redução da resposta imunológica. Dentre as diversas alterações metabólicas, a hiperglicemia é uma questão comum e rotineira encontrada em pacientes admitidos nas unidades de terapia intensiva (UTIs).
Objetivos
Investigar a ocorrência de desnutrição e de complicações metabólicas em pacientes críticos internados nas unidade de terapia intensiva de um hospital particular do estado de Pernambuco.
Método
Estudo transversal, realizado no período de fevereiro de 2023, através da análise de prontuários com pacientes das UTIs de um hospital particular do estado de Pernambuco. Foram incluídos pacientes com idade igual ou superior a 20 anos, de ambos os sexos e que estavam em terapia nutricional enteral exclusiva. Foram coletadas informações diárias de glicemias e o estado nutricional foi determinado através do índice de massa corporal (IMC). Os dados foram tabulados e avaliados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 21.0.
Resultados
Participaram do estudo 105 pacientes, com uma prevalência de idosos 82,85%. Em relação ao estado nutricional, 42% dos indivíduos apresentaram quadro de desnutrição, segundo o IMC e a hiperglicemia ocorreu em 58,1% dos pacientes. Os grupos com e sem hiperglicemia não estiveram associados com as diferentes classificações do estado nutricional pelo IMC (p=0,321), apesar dos pacientes desnutridos apresentarem uma maior tendência a alteração glicêmica.
Conclusão
A alta prevalência de desnutrição e de hiperglicemia encontrada no estudo, é um condição frequente dentro do cenário da UTI. Por isso, é de suma importância o acompanhamento nutricional e monitoramento dos pacientes em uso da terapia nutricional enteral internados em UTIs, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela doença e pelas complicações metabólicas.
Palavras Chave
DESNUTRIÇÃO; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; HIPERGLICEMIA; PACIENTE CRÍTICO
Área
Nutrição em UTI
Instituições
Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
GILVANETE TAIS LINO DA SILVA, DENISE BRENDA DA SILVA FERNANDES, IAGO ALVES MIRANDA SANTOS, FABIANA DE ARRUDA LUCCHESI, SILENE ALVES PEREIRA, PAULA ROBERTA CORDEIRO ALMEIDA, YRIS FÁTIMA LOPES DE OLIVEIRA PIMENTEL, GERLANE QUERCIA DE FREITAS FRANÇA