Dados do Trabalho
Título
ANGULO DE FASE E PARAMETROS NUTRICIONAIS DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRONICA
Introdução
O ângulo de fase (AF) é uma variável que pode ser determinada a partir da bioimpedância elétrica (BIA) e, sua relação com fatores nutricionais é controversa.
Objetivos
Correlacionar o ângulo de fase com parâmetros de avaliação nutricional de um hospital universitário de Recife - PE
Método
Estudo transversal, com amostra de adultos e idosos, de ambos os sexos, que estavam em tratamento não dialítico. Foram coletados idade, peso e altura para cálculo do IMC, massa múscular esquelética (MME) e força de prensão manual (FPM). O trabalho foi aprovado pelo CEP/UFPE sob nº de paecer 4.762.310.
Resultados
Foram avaliados 140 pacientes, idade média de 57,0 ± 13,5 anos, sendo 44,28% de idosos, que apresentaram AF médio de 5,31 ± 0,87°. O AF apresentou correlação negativa com a idade e correlação positiva com a FPM em ambos os sexos. Além disso, foi observada correlação positiva com a MME no sexo feminino.
Conclusão
O AF apresentou correlação com parâmetros de avaliação nutricional, podendo ser uma medida adicional na avaliação desses pacientes. São necessárias investigações mais consistentes, para que seja ampliada sua utilização na pratica de Nutrição Clínica.
Palavras Chave
DOENÇA RENAL CRÔNICA; ESTADO NUTRICIONAL; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; MASSA MUSCULAR; IMPEDÂNCIA ELÉTRICA;
Área
Nutrição em doenças crônicas
Instituições
HOSPITAL DAS CLÍNICAS - HC/UFPE - Pernambuco - Brasil, UFPE - Pernambuco - Brasil
Autores
CINTHIA KATIANE MARTINS CALADO, GERALDO JOSÉ DE AMORIM, CLAUDIA PORTO SABINO PINHO, MARIA GORETTI PESSOA ARAÚJO BURGOS