Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ADEQUAÇAO DO INDICADOR PRESCRITO VERSUS INFUNDIDO E MOTIVOS DE NAO ATINGIMENTO DO VOLUME PRESCRITO EM UM HOSPITAL CATARINENSE

Introdução

A terapia nutricional enteral (TNE) é a principal medida para prevenir ou tratar a desnutrição. Tão importante quanto a prescrição da terapia, é a certeza de que ela foi, de fato, administrada.

Objetivos

Avaliar os resultados do indicador de prescrito versus infundido durante o período de um ano e determinar os principais motivos para não atingimento do volume prescrito.

Método

Estudo transversal, observacional e retrospectivo com dados obtidos de planilhas específicas utilizadas para análise dos indicadores de TNE de um hospital localizado em Criciúma/SC, durante o período de janeiro a dezembro de 2022. Considerou-se como atingimento do valor prescrito quando o infundido foi maior ou igual a 80% do volume prescrito. O cálculo da taxa de adequação do volume prescrito em relação ao infundido foi realizado conforme International Life Sciences Institute (ILSI, 2010) considerando o total infundido dividido pelo total prescrito em valor percentual. A meta para este indicador foi considerada como 85%, conforme pré estabelecido pela instituição.

Resultados

A taxa de adequação do indicador variou entre 84 a 88% ao longo do ano avaliado, com atingimento da meta na maioria dos meses, exceto em Junho e Dezembro (ambos com taxa de 84%), fechando um resultado anual de 86%. Ao todo, foram computados 12886 registros de TNE, com uma média de 1073 por mês (±121,23). Em relação aos motivos para não atingimento do prescrito, os mais prevalentes, representando 74,3% dos motivos registrados, foram: 23,5% por problemas logísticos levando ao início tardio da dieta (n=649), 14% jejum para exames ou procedimentos (n=387), 13,5% por gotejamento em desacordo com o prescrito (n=372), 12,8% por perda de acesso enteral (n=353) e 11,5% por êmese ou sonda nasogástrica aberta (n=319).

Discussão

Verificou-se que, apesar de ter atingido a meta estabelecida pela instituição na maior parte dos meses, alguns pacientes recebem menos dieta enteral que o prescrito, impossibilitando atingir a meta nutricional. Os principais motivos de inadequação encontrados neste hospital também foram identificados em estudos similares, assim como em pesquisas específicas com pacientes críticos, público também contemplado no atual trabalho.

Conclusão

Os resultados deste trabalho evidenciam a necessidade do comprometimento da equipe multiprofissional com o acompanhamento da TNE e de buscar soluções para reduzir as causas que atrapalham o atingimento das metas, visando assegurar um melhor manejo nutricional aos pacientes hospitalizados em uso de TNE.

Palavras Chave

TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL; INDICADOR DE QUALIDADE; ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Instituições

HOSPITAL SÃO JOSÉ - Santa Catarina - Brasil

Autores

VANESSA GONÇALVES, LUIZA RASERA