Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA VALIDADE CONCORRENTE E PREDITIVA DOS CRITERIOS GLIM PARA DIAGNOSTICO DE DESNUTRIÇAO EM PACIENTES ONCOLOGICOS INTERNADOS EM UTI

Introdução

Em doenças críticas, a resposta inflamatória aguda provoca catabolismo rápido da massa muscular, prejudicando o prognóstico do paciente. A Avaliação Global Subjetiva (AGS) é uma ferramenta amplamente usada para diagnosticar desnutrição, contudo, sua aplicação se torna difícil sem a capacitação profissional adequada. Nesse contexto, os critérios GLIM foram propostos para estabelecer um consenso global para o diagnóstico de desnutrição em adultos em ambientes clínicos.

Objetivos

Avaliamos a validade concorrente do GLIM em relação à AGS e a validade preditiva para a mortalidade em 30 dias em pacientes oncológicos internados em UTI, em um Hospital Terciário Oncológico na cidade de São Paulo.

Método

Em nosso estudo de coorte prospectivo realizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), excluímos pacientes intubados, desorientados ou sonolentos/confusos no dia da avaliação. Nas primeiras 48 horas de admissão, a triagem nutricional foi realizada usando a NRS-2002 e a avaliação nutricional, por meio do AGS e GLIM. Quando aplicamos o GLIM utilizamos como critérios fenotípicos perda de peso recente, IMC, circunferência de panturrilha (CP) e Circunferência Muscular do Braço (CMB). Já os etiológicos foram redução da ingestão alimentar e presença de inflamação. Para analisar a validade do GLIM, usamos a AGS como referência e avaliamos sensibilidade (SE), especificidade (SP), valor preditivo positivo e negativo. Monitoramos os pacientes por 30 dias para verificar a ocorrência de óbitos, avaliando o impacto da desnutrição segundo o GLIM na mortalidade através da Regressão de Cox multivariada.

Resultados

Incluímos 212 pacientes com idade média de 59,6 anos, predominância feminina, sendo o câncer gastrointestinal o mais prevalente e o pós cirúrgico o principal motivo de internação. Em pacientes em risco nutricional, o GLIM apresentou uma SE satisfatória de 98%, porém SP de 38,6%, aquém do valor desejado de 80% pelo GLIM. A ferramenta GLIM identificou a desnutrição como um preditor independente de mortalidade em 30 dias em pacientes críticos internados na UTI (P=0,002; RR: 4,51).

Conclusão

Neste estudo, a análise de SE e SP do GLIM não alcançou os valores desejados, indicando que a ferramenta pode não diagnosticar adequadamente a desnutrição quando comparada à AGS. No entanto, a desnutrição de acordo com o GLIM foi identificada como um preditor independente de mortalidade em 30 dias.

Palavras Chave

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; VALIDAÇÃO CONCORRENTE; VALIDAÇÃO PREDITIVA; CRITÉRIOS GLIM; AGS; ESTADO NUTRICIONAL

Área

Nutrição em UTI

Autores

RAFAELA CAMILA MARTINS KLEIN, LIA MARA KAUCHI RIBEIRO, BARBARA CHAVES SANTOS, MARIA MANUELA FERREIRA ALVES DE ALMEIDA, JOÃO MANOEL SILVA JUNIOR, MARIA ISABEL TOULSON DAVIDSSON, DAN LINETZKY WAITZBERG, GISLAINE APARECIDA OZORIO