Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE PACIENTES INTERNADOS EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E A RELAÇAO ENTRE VOLUME PRESCRITO E INFUNDIDO EM HOSPITAL PRIVADO DE SAO PAULO
Introdução
A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é definida como um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da nutrição enteral. Desse modo, a TNE é fundamental para minimizar agravos provocados pela desnutrição hospitalar e manter o funcionamento corporal. Apesar dos avanços e discussões sobre a desnutrição hospitalar, este continua sendo um preditor para complicações a sua prevalência variar entre 30 e 65%.2
Objetivos
O presente estudo visa apresentar o perfil dos pacientes hospitalizados em hospital privado e a relação entre o volume de dieta enteral prescrita e infundida.
Método
A coleta de dados se dará através de consulta em prontuário. Nesta perspectiva investigar-se-á o percentual de dieta administrada, estabelecida por meio da relação entre volume administrado e volume que foi prescrito pelos médicos. O volume prescrito será comparado a prescrição médica. As informações sobre o volume administrado serão extraídas do balanço hídrico de cada paciente preenchido pela equipe de enfermagem. Será considerado muito baixo volume de dieta enteral administrada se inferior a 60% do prescrito, baixo volume entre 60% e 79,99% do volume prescrito, bom volume entre 80% e 100% do volume prescrito e, excedente volume superior a 100% do prescrito.
Resultados
De acordo com o cálculo de adequação entre volume de dieta prescrita diariamente para os pacientes e volume de fato administrado a eles, foi possível observar que, dos 144 pacientes, 13% receberam volume muito baixo de dieta (<60%); 31% receberam volume baixo de dieta (entre 60-79,99%); 28% receberam volume adequado de dieta (entre 80-100%) e 27,7% receberam volume excedente de dieta (>100%).
Discussão
Notou-se, no presente estudo que mais da metade dos pacientes recebeu volume de dieta enteral adequado ao prescrito, sendo que um percentual considerável desses recebeu volume excedente. Cerca de 64 pacientes receberam volume inferior aos prescrito, o que pode acarretar piora do estado nutricional para o paciente em uso da TNE. Diversos estudos brasileiros encontraram resultados similares. Em estudo realizado com 152 indivíduos adultos, observou-se que 20% dos pacientes tiveram inadequação entre prescrição e infusão de terapia nutricional. No presente estudo observamos inadequação de 44%.3 Outro estudo, com 93 pacientes observou que, em média, 81,6% do volume prescrito foi infundido, no presente estudo observamos que 56% dos pacientes em acompanhamento atingiram a meta.
Conclusão
O artigo concluiu que houve relevantes inadequações entre volume prescrito e recebido. Os principais motivos para interrupção da dieta enteral foram diarreia e jejum acima de 24 horas, e entre os estudos citados, os achados se mostram concordantes quanto à nutrição enteral em demais hospitais.
Palavras Chave
terapia nutricional enteral, desnutrição, hospitalar
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Instituições
Hospital Igesp - São Paulo - Brasil
Autores
FLAVIA SANCTIS