Dados do Trabalho
Título
ANALISE E DESCRIÇAO DOS INDICADORES DE QUALIDADE EM TERAPIA NUTRICIONAL DO SISTEMA SISNUTRI NO ANO DE 2022 DE UM HOSPITAL PUBLICO DA SECRETARIA DE SAUDE DO DF
Introdução
Os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) são uma ferramenta para minimizar as intercorrências da Terapia Nutricional e refletir em uma melhor assistência nutricional. Em 2021 foi implementado na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) o sistema SISNutri, uma plataforma para cadastrar indicadores nutricionais.
Objetivos
Analisar e descrever os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional do sistema SISNutri no ano de 2022 de um hospital público da Secretaria de Saúde do DF.
Método
Estudo descritivo, retrospectivo, observacional realizado com dados secundários do sistema SISNutri, preenchidos diariamente pelos nutricionistas da SES-DF no ano de 2022. Foram analisados os dados de três IQTN nutricionais: Pacientes com Triagem Nutricional, Pacientes em Terapia nutricional com avaliação nutricional completa e Pacientes em Terapia nutricional com Estimativa das metas calóricas e proteicas calculadas. Foram selecionadas as seguintes clínicas: UTI Adulto, Médica, Cirúrgica, Pronto Socorro (PS) Sala Amarela, PS Sala Vermelha, PS Clínica Médica e Pediatria. Para análise os dados foram inseridos no software Microsoft Excel 2016, separados por clínica e comparados com as metas preconizadas pela instituição: Triagem nutricional >90%, Avaliação Nutricional completa >75%, Estimativa das metas calóricas e proteicas ≥80% e classificados como adequado ou não adequado. O presente estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa/FEPECS, sob o número do parecer 5.823.118.
Resultados
Foi observado que das 7 clínicas avaliadas, 4 delas foram classificadas como adequado nos 3 indicadores avaliados, sendo elas a UTI Adulto, médica, cirúrgica e PS Sala Vermelha. As clínicas PS Sala Amarela e PS Clínica Médica foram classificadas como não adequado no IQTN Triagem nutricional e adequado para Avaliação nutricional Completa e Estimativa de meta calórica e proteica. A Pediatria demonstrou resultados não adequados para todos os indicadores avaliados.
Discussão
A maioria das clínicas alcançaram as metas preconizadas, isso por se tratarem de clínicas com menor rotatividade e contarem com a atuação de profissionais residentes. PS Sala Amarela e PS Clínica Médica tiveram resultado não adequado em Triagem nutricional. A Pediatria apresentou resultados não adequados em todos os IQTN. Isso porque são clínicas com alta rotatividade, sobrecarga de trabalho, número de nutricionistas estatutários em desacordo com o preconizado na resolução CFN nº 600 de 2018. Destaca-se que a pediatria não conta com a atuação de residentes. A aplicação dos indicadores diariamente implica no aumento da qualidade do serviço e depende da disponibilidade de recursos humanos suficientes.
Conclusão
A maioria das clínicas estão adequadas nos IQTN avaliados. Percebe-se que a implementação de IQTN contribui para melhorar a qualidade da assistência, identificar limitações do serviço e suas possíveis ações corretivas.
Palavras Chave
METAS; INDICADORES; SERVIÇOS; TERAPIA NUTRICIONAL.
Área
Avaliação Nutricional
Instituições
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS - Distrito Federal - Brasil, Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SESDF - Distrito Federal - Brasil
Autores
JESSICA CAROLINE SILVA SANTOS, ANA BEATRIZ GUSMÃO SANTOS, POLYANA ALVES RODRIGUES