Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PERFIL DE PACIENTES EM TERAPIA NUTRICIONAL EM ATENÇAO DOMICILIAR

Introdução

A diretriz de terapia nutricional domiciliar descreve que o objetivo da terapia nutricional domiciliar (TND) é recuperar/ manter a saúde, funcionalidade e comodidade do paciente e está associada à redução de custos assistenciais. O paciente em atenção domiciliar (AD) pode estar desnutrido ou desenvolver ao longo do tempo. O perfil dos pacientes em AD se classifica pela população idosa. O envelhecimento acarreta modificações fisiológicas com alterações no paladar, olfato, digestivas, polimedicação e a consequência da cascata medicamentosa, além de modificações na composição corporal com redução da massa magra e aumento do tecido adiposo, lentificando o metabolismo.

Objetivos

Avaliar o perfil de pacientes em AD em Atibaia – SP

Método

Coleta de dados através da avaliação nutricional.

Resultados

Ao todo 39 pacientes ≥ 18 anos, sendo 54% do gênero feminino (21) e 46% do gênero masculino (18), a média de idade foi de 74,8 anos. O perfil nutricional foi realizado através da antropometria com fita métrica e adipômetro, pois a maioria são acamados. O percentual da adequação permite a classificação do estado nutricional (EN), em idosos segundo Blackburn & Thornton e para os adultos foi utilizado a tabela de classificação por Frisancho et al. A altura estimada foi feita através do cálculo por Chumlea et al. O peso ideal através do Índice de Massa Corporal (IMC) ideal, considerando Lipschitz para idosos e Organização Mundial da Saúde (OMS) para adultos. Com os resultados obtidos os pacientes desnutridos representavam 67%, sendo 41% desnutrido leve (16), 13% desnutrido moderado (5), 13% desnutrido grave (5), 31% bem nutrido (12) e 2% sobrepeso (1). A CP foi realizada em idosos ≥ 60 anos, foram 35 pacientes, sendo que 80% (28) apresentam a CP menor que o recomendado, os outros 20% (7) apresentaram uma circunferência adequada, estes pacientes apresentavam certo grau de independência, o que gera um maior estímulo muscular. A via de alimentação mais utilizada foi a enteral representando 87% da amostra (34), outros 10% com a via oral em uso de suplementação (4) e 3% recebe terapia nutricional mista com enteral mínima e parenteral noturna (1).

Discussão

A antropometria é um método simples, barato e de fácil aplicabilidade na AD, é possível mensurar o EN e tomar a conduta necessária para o suporte nutricional do paciente. A CP além de prática, foi um ótimo preditor da baixa muscular nos pacientes, identificando a baixa capacidade física e funcionalidade. A TND é uma crescente, mais 84% dos profissionais atendem pacientes em uso de TND, tal dado corrobora com o resultado desta análise. Os dados do perfil nutricional apresentam um sinal de alerta para a desnutrição na AD, tal fato pode ser justificado pelas alterações gastrointestinais, piora clínica, pausas na TND, intervenção familiar, etc.

Conclusão

O acompanhamento do EN na AD é importante com o objetivo de traçar uma meta adequada para recuperar/ manter o EN do paciente.

Palavras Chave

Terapia Nutricional, Nutrição domiciliar, Perfil Nutricional

Área

Terapia nutricional domiciliar

Autores

MARIANA LEITE SILVA, ADRIANA RONCOLETTA, CASSIA HIROSE