Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL NO TEMPO DE INTERNAÇAO E DESFECHO CLINICO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Introdução

O paciente crítico apresenta um estado hipermetabólico que resulta em elevado gasto energético. Durante o manejo da doença crítica, a terapia nutricional (TN) é um fator imprescindível para alcançar resultados clínicos positivos.

Objetivos

Analisar a influência da TN no tempo de internação e desfecho clínico em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital filantrópico de Santa Catarina (SC).

Método

Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. Os dados da pesquisa foram coletados a partir dos prontuários eletrônicos de pacientes entre 18 e 59 anos que receberam dieta enteral por no mínimo 96 horas. Foram coletados os seguintes dados: peso corporal, estatura, Índice de Massa Corporal (IMC), desfecho clínico, tempo de internação, oferta calórica e oferta proteica prescrita. A partir destas variáveis foram calculadas as necessidade calóricas e proteicas, seguindo as diretrizes da BRASPEN (2023). Foram calculadas também a média calórica e proteica prescritas. Por fim, foram comparados os resultados da adequação de calorias e proteínas ofertadas com o tempo de internação e desfecho clínico.

Resultados

No total, 26 pacientes foram incluídos neste estudo. Os pacientes que receberam ≥80% do NET permaneceram 19,60±13,70 dias, enquanto os pacientes que receberam <80% permaneceram 21,00±14,00 dias. Além disso, os pacientes que foram a óbito (n=6) apresentaram uma adequação de oferta proteica de 55,50%±16,70% e uma adequação calórica de 78,50%±17,40%, em contrapartida, os pacientes que receberam alta apresentaram uma adequação proteica de 65,00%±24,80%, e uma adequação calórica de 87,70%±31,60%. Sendo assim, os pacientes que receberam maior percentual de adequação calórica/proteico obtiveram melhores desfechos clínicos.

Conclusão

A TN pode influenciar positivamente no tempo de internação e desfecho clínico em pacientes críticos.

Palavras Chave

TERAPIA NUTRICIONAL, MEDIDAS DE DESFECHOS, UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA.

Área

Nutrição em UTI

Autores

TALITA POLLI RAMOS, VANESA STOLF, SUSANE FANTON, JOZIANE NAIARA THUROW, EVANIR ABREU