Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

USO SUPLEMENTAÇÃO DE B-HIDROXI-B-METILBUTIRATO EM NEOPLASIA MALIGNA DA MAMA ESQUERDA COM DERRAME PLEURAL NEOPLÁSICO: RELATO DE CASO.

Introdução

O câncer de mama é a neoplasia que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. O derrame pleural neoplásico é uma complicação frequente nos pacientes portadores de tumores avançados. A presença de células malignas no líquido pleural ou na biópsia da pleura é indicativa de disseminação da doença primária, com consequente redução da expectativa de vida.

Objetivos

relatar o caso uso suplementação de b-hidroxi-b-metilbutirato em neoplasia maligna da mama esquerda com derrame pleural neoplásico

Método

Relato de caso clínico realizado mediante acompanhamento nutricional durante a internação hospitalar na unidade de terapia intensiva ( UTI) e coleta de dados no prontuário físico.

Resultados

Paciente, L.C.S, sexo feminino, 61 anos, diagnósticado inicialmente com neoplasia maligna da mama esquerda (carcinoma ductal invasivo) apresentando derrame pleural admitida na Unidade de Terapia Intensiva após quadro de insuficiência respiratória em necessário entubação orotraqueal ( IOT), em doses moderdas de droga vasoativa( DVA). No momento em risco nutricional Segundo NRS 2002, na avaliação antropométrica classificado como sobrepeso, CB eutrofia e CP eutrofia, conforme discutido em equipe multidisciplinar paciente seguindo estável do ponto de vista hemodinâmico optado por passagem de sonda nasoenteral( SNE) nas primeiras 24 h após admissão e iniciado dieta enteral com fórmula polimérica. Na segunda avaliação paciente evoluindo com melhora clínica e desmame total de DVA, sem sucesso de desmame de AVM, paciente resistente a ventilação mecânica, em discussão com fisioterapia optamos por iniciar suplementação com hidroxi-b-metilbutirato, 1 sachê ofertando 15 gramas de leucina ao/dia via SNE, por 7 dias associado a fisioterapia respiratória. Foi observado que já no término da suplementação nutricional com oferta proteica total (dieta polimérica e HMB) de 1,6g/Kg/dia contribuiu para melhora significativa dos parâmetros ventilatórios e assim o desmame completo da AVM. Paciente foi extubada após 1 semana de cuidados intensivos da equipe multidisciplinar, e ficou em ventilação não invasiva conforme protocolo da equipe de fisioterapia.

Conclusão

A suplementação com o metabólito do aminoácido leucina, conhecido como HMB, ainda possui eficácia discutível dependendo do resultado pretendido e da população na qual será aplicada . Esse relato de caso que apresentou efeito positivo da suplementação com HMB no doente crítico com dificuldade de desmame ventilatório. Entretanto é necessário mais estudos nessa área específica para comprovar a real eficácia no doente crítico. Vale ressaltar que a terapia nutricional em pacientes críticos associada as intervenções da equipe multidisciplinar, pode contribuir para melhores desfechos clínicos.

Palavras Chave

: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; TERAPIA NUTRICIONAL, AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; TRIAGEM NUTRICIONAL, DESNUTRIÇÃO.

Área

Nutrição em UTI

Instituições

Hospital de Câncer de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

RAYANNE COSTA PATRIZIA, ESTHER GOMES MARIA, ANDREA MENEZES CLAUDIA