Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

PERFIL ALIMENTAR E FREQUENCIA DO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIATRICA

Introdução

Recomendações nutricionais no pós-operatório da cirurgia bariátrica e metabólica sugerem a adoção de um padrão de consumo com maior destaque à ingestão proteica e oferta adequada de micronutrientes.

Objetivos

Avaliar o padrão alimentar e a utilização de suplementos alimentares em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica bypass gástrico.

Método

Estudo transversal descritivo quantitativo, proposto para pacientes submetidos a cirurgia bariátrica pela técnica bypass gástrico na cidade de Curitiba-PR. Indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 59 anos e índice de massa corporal (IMC) ≥ 30 kg/m², submetidos à cirurgia bariátrica entre 2019 e 2021. Foi aplicado um questionário online contendo questões relacionadas a dados pessoais, socioeconômicos, clínicos (peso antes da cirurgia e atual, data da cirurgia, doenças existentes antes e depois da cirurgia) e frequência alimentar e de exercício físico (satisfação com a alimentação, quantidade de refeições realizadas ao dia e semana, frequência do consumo de carnes vermelhas, carnes brancas, ovos, laticínios, leguminosas, frutas, verduras, legumes, óleos vegetais, pães e cereais, tubérculos e ultraprocessaados), presença de náusea/êmese e dumping, prática de exercício físico e frequência de uso de suplementos alimentares e polivitamínicos.

Resultados

Participaram da pesquisa 24 indivíduos com maioria de mulheres (75%). O tempo transcorrido, desde a cirurgia até o momento das respostas, variou entre 1 e 22 meses e 66,7% da amostra se declarou casado(a). A maior frequência de renda média declarada foi entre 2 e 5 salários-mínimos (54,3%). As doenças de maior ocorrência no pré-cirúrgico foram a doença hepática gordurosa não alcoólica (66,6%), hipertensão arterial sistêmica (45,8%), hipercolesterolemia (45,8%), refluxo (41,6%), diabete mellitus tipo 2 (37,5%) e apneia do sono (37,5%). O peso médio pré-cirúrgico foi de 113,6 kg e a diferença de peso entre os períodos pré e pós- cirúrgico foi em média de 31,4 kg ±12,3 kg. A média do número de refeições diárias declaradas foi de 5 refeições/dia e o maior consumo de legumes se correlacionou positivamente com o maior consumo de polivitamínicos (p=0,01) e dentre aqueles que fizeram uso regular de suplementos e polivitamínicos, houve maior perda de peso em comparação com o restante da amostra (p=0,01).

Conclusão

Houve entre os pesquisados, maior adesão ao uso de polivitamínicos comparado ao de suplementos proteicos. Foi percebido maior consumo de legumes, vegetais, frutas e leites e derivados em detrimento ao consumo de alimentos ultraprocessados. A ausência de informações relacionadas às porções de cada alimento, tornaram inviável a comparação com as recomendações propostas pela pirâmide ou pelo prato saudável para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Palavras Chave

CIRURGIA BARIÁTRICA; PADRÃO ALIMENTAR; SUPLEMENTO PROTEICO; POLIVITAMÍNICOS

Área

Nutrição em doenças crônicas

Autores

LAVINIA RODRIGUES GODÓI, TELMA SOUZA SILVA GEBARA