Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

TEMPO DE JEJUM PERIOPERATORIO DE PACIENTES INTERNADOS PARA CIRURGIAS ELETIVAS EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA DA CIDADE DO RECIFE – PE

Introdução

Rotineiramente cirurgias eletivas mantêm o paciente em jejum noturno por tempo superior a seis horas até o momento da indução anestésica. Esse jejum noturno pré-operatório foi instituído em uma época de técnicas anestésicas rudimentares e as diretrizes baseadas em evidências que foram publicadas nos últimos anos por países como Estados Unidos, Canadá, Europa e Brasil recomendam diminuição do tempo de jejum pré-operatório a 8-6 horas para alimentos sólidos e 2 horas para líquidos claros.

Objetivos

Avaliar o tempo de jejum perioperatório de cirurgias eletivas em um complexo hospitalar do norte-nordeste.

Método

Estudo do tipo transversal, retrospectivo, desenvolvido no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, através de dados do prontuário eletrônico do paciente, no período de abril a junho de 2023. Foram incluídos pacientes com idade maior ou igual a 20 anos, de ambos os sexos e submetidos a cirurgias eletivas e excluídos pacientes com registro incompleto em prontuário. Foram coletados dados demográficos (sexo e idade), clínicos (diagnóstico e presença de comorbidades), cirúrgicos (cirurgia realizada e tempo de jejum pré e pós-operatório). Os dados foram tabulados utilizando o Software Excel 2013 e as análises estatísticas realizadas no SPSS® versão 21.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA). A normalidade da distribuição das variáveis foi realizada pelo teste Kolmogorov Smirnov e as variáveis contínuas foram apresentadas como média e desvio padrão.

Resultados

A amostra foi composta por 31 pacientes, sendo 74,2% adultos e 54,8% do sexo feminino. Apresentaram risco nutricional 3,2% da amostra (n = 1), e diagnóstico nutricional de eutrofia 54,6% (n = 17), com IMC médio de 26,3kg/m² (DP±4,9). A comorbidade mais prevalente foi a Hipertensão Arterial Sistêmica (12,9%; n = 4). As principais cirurgias realizadas foram cirurgia geral (25,8%) e ortopedia (19,4%). A média do tempo total de jejum foi de 17h13min (DP±4,03), sendo a média de tempo de jejum no pré-operatório de 13h02min (DP±2,47).

Conclusão

O tempo de jejum encontrado foi superior ao preconizado pela literatura. Os resultados demonstram a importância de monitorar o tempo de jejum perioperatório, para que assim sejam possíveis estratégias que minimizem os efeitos da resposta ao trauma, acelerando a recuperação pós-operatória e a alta hospitalar, além de diminuir os índices de morbimortalidade e de complicações cirúrgicas.

Palavras Chave

CIRURGIA; ESTADO NUTRICIONAL; HOSPITALIZAÇÃO; JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO.

Área

Nutrição no perioperatório

Instituições

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

FABIANA DE ARRUDA LUCCHESI, GERLANE QUERCIA DE FREITAS FRANÇA, GILVANETE TAIS LINO DA SILVA, CAMILA CASSIA LINS DE SOUZA, JULIA BEATRIZ AGRELLI ALVES SILVA, YASMIM DA SILVA LUNA, ARYANNE VIEIRA PEIXOTO, SILENE ALVES PEREIRA