Dados do Trabalho
Título
SINTOMAS DE IMPACTO NUTRICIONAL E RISCO DE SARCOPENIA EM PACIENTES COM CANCER GASTROINTESTINAL EM QUIMIOTERAPIA
Introdução
O câncer e o tratamento quimioterápico provocam mudança na composição corporal e no estado nutricional dos pacientes, ocasionando uma reposta hipermetabólica que somada aos sintomas de impacto nutricional pode associar-se ao desenvolvimento da sarcopenia.
Objetivos
Avaliar a associação entre sintomas de impacto nutricional e o risco de sarcopenia em pacientes com câncer do trato gastrointestinal em quimioterapia.
Método
Estudo transversal de carater descritivo, realizado com pacientes com câncer do trato gastrointestinal em quimioterapia, entre setembro a dezembro de 2022 em um hospital público de Belém-PA, sob parecer do CEP nº 5.411.617. A coleta de dados foi realizada através do instrumento SARC-F para o risco de sarcopenia e formulário contendo dados clínicos e relação de sintomatologias.
Resultados
Participaram do estudo 85 indivíduos com idade mediana de 60 (13,0) anos, variando entre 23 e 84 anos. A maioria realizou tratamento quimioterápico neoadjuvante (41,2%) e o tipo de câncer mais prevalente foi estômago (52,9%). O risco de sarcopenia foi observado em 22,4% (n=19) dos pacientes avaliados. Dos 19 pacientes classificados com risco de sarcopenia, todos apresentaram algum sintoma associado, tendo uma relação significativa entre fadiga (p=0,008), náusea e vômito (p=0,048) e perda de apetite (p=0,050).
Conclusão
Sintomas de impacto nutricional são frequentes em pacientes com câncer do trato gastrointestinal em quimioterapia, sendo mais prevalente naqueles suscetíveis ao desenvolvimento da sarcopenia.
Palavras Chave
SARCOPENIA; ANTINEOPLÁSICOS; NEOPLASIAS GASTROINTESTINAIS.
Área
Nutrição em pacientes com câncer
Autores
GABRIELA THERESINHA DE PAULA SOUZA, LETÍCIA CORREA DOS SANTOS COSTA