Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA SATISFAÇAO DA REFEIÇAO SERVIDA A PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAL UNIVERITARIO
Introdução
Há uma crescente preocupação com o estado nutricional do paciente hospitalizado, uma vez que a desnutrição intra-hospitalar consiste na causa mais frequente do aumento da morbimortalidade na internação. A qualidade da alimentação nos hospitais, o atendimento nutricional e a participação do paciente em seu tratamento alimentar e nutricional são fundamentais para a concretização da qualidade no atendimento. A alimentação é um dos fatores que mais influenciam no ní¬vel de satisfação dos indiví¬duos hospitalizados, sendo os questionários de satisfação os métodos mais utilizados.
Através das pesquisas de satisfação, tem-se uma percepção realista e atualizada da clientela, onde os resultados são de extrema importância para a adequação dos produtos e serviços prestados, além de obter confiança e aceitação dos usuários fornecendo subsídios para melhorar a qualidade do serviço
Objetivos
Analisar a satisfação da dieta hospitalar oferecida aos pacientes idosos internados em um hospital universitário no município de Cuiabá-MT.
Método
: Este foi um estudo do tipo transversal, realizado em um hospital universitário no município de Cuiabá-MT, com pacientes idosos internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo diversas patologias. Para a realização desta pesquisa aplicou-se um questionário, adaptado da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC, 2003), analisando a qualidade dos serviços prestados, quanto ao grau de satisfação, sendo eles: a aparência das preparações, cheiro/odor, sabor, temperatura e a quantidade/porção. Diante dos aludidos serviços o entrevistado julgou sua satisfação como “estou muito satisfeito”, “estou satisfeito”, “indiferente”, “estou insatisfeito” ou “estou muito insatisfeito” para cada item. O percentual de satisfação (soma dos valores percentuais de “estou muito satisfeito” e “estou satisfeito”) considerado aceitável para este estudo foi de 80%
Resultados
Foram questionados ao todo 36 idosos, sendo 55% do sexo feminino. Foram respondidos, em relação aos níveis de muito satisfeito e satisfeito, 88,2% em relação à aparência, 79,4% de cheiro/odor, 85,3% em relação ao sabor, 61,8% para a temperatura e 55,9% para a quantidade. O item que mais atingiu níveis de insatisfação foram a temperatura (20,6%) e a quantidade (41,2%).
Conclusão
O grau de satisfação em relação às refeições servidas aos pacientes idosos apresentou um nível de satisfação classificado de maneira geral como “satisfatório”.
Palavras Chave
IDOSOS; DIETA; SATISFAÇÃO DO PACIENTE
Área
Nutrição no envelhecimento
Autores
WESLEY SANTANA CORRÊA-ARRUDA