Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

INDICADOR DE QUALIDADE EM TERAPIA NUTRICIONAL “VOLUME PRESCRITO VERSUS INFUNDIDO”: ANALISE DE UMA COORTE DE PACIENTES

Introdução

O Indicador de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) “volume prescrito versus infundido de Terapia Nutricional” (TN) não tem sido mensurado com frequência nos hospitais, mesmo sendo um indicador de fácil medida e de grande impacto clínico, e que possui interface direta com as práticas de enfermagem.

Objetivos

Mensurar o IQTN “volume prescrito versus infundido de TN”, em um hospital universitário brasileiro, Centro de Referência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional.

Método

Análise secundária de dados coletados prospectivamente em dois períodos sequenciais - entre junho e novembro de 2017 (coorte 1) e de maio de 2018 a maio de 2019 (coorte 2), quando foram acompanhados pacientes adultos de quatro enfermarias (clínica e cirúrgica), em um hospital universitário brasileiro, Centro de Referência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional. Foram incluídos pacientes maiores de 18 anos, que necessitaram de TN por Sonda Nasoenteral (SNE) de poliuretano radiopaca com ponteira distal de tungstênio e fio guia em aço, com localização da ponta distal em posição gástrica ou entérica, e que estivessem internados nas enfermarias selecionadas para o estudo. Pacientes submetidos à gastrostomia ou jejunostomia, confusos e/ou desorientados, que não consentiram em participar do foram excluídos. Os aspectos éticos e metodológicos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 63247916.5.0000.5327) e todos os pacientes incluídos consentiram para participar do estudo.

Resultados

Foram incluídos 494 pacientes, acompanhados por 3.365 dias, com 65,1 ± 14,1 anos, sendo 59% do sexo masculino. Dos pacientes, 36,4% teve indicação de uso de sonda nasogástrica para administração de Nutrição Enteral (NE) por rebaixamento de sensório, e 76,8% recebeu a NE de forma intermitente por gravidade. Identificou-se que os pacientes receberam menos volume TN (-601,3 ±430ml/dia) do que o prescrito, representando 45,9% a menos de dieta. Quando avaliado o indicador “volume prescrito versus infundido de TN”, identificou-se que apenas 17,7% dos pacientes conseguiram atingir a meta ≥ 80% do volume prescrito. Não houve diferença no volume de terapia nutricional prescrito entre os grupos de pacientes que atingiram e que não atingiram a meta do indicador (p>0,800), entretanto, identificou-se que no grupo que atingiu a meta a prescrição do volume de TN era menor quando comparada ao grupo que não atingiu (p<0,000).

Conclusão

Verificou-se inadequação do indicador “volume prescrito versus infundido de TN” no hospital universitário, Centro de Referência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional investigado. O volume de TN prescrito não foi atingido na totalidade em nenhum dos dias de acompanhamento destes pacientes. Nesta amostra, os pacientes que conseguiram atingir a meta do indicador tinham prescrito volumes menores de TN.

Palavras Chave

NUTRIÇÃO ENTERAL; INDICADORES DE QUALIDADE EM ASSISTÊNCIA À SAÚDE; ENFERMAGEM; HOSPITALIZAÇÃO.

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BRUNA STAMM, MARIUR GOMES BEGUETTO