Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

SOFTWARE PARA ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL

Introdução

O cuidado prestado por uma Equipe Multiprofissional em Terapia Nutricional (EMTN) requer a observância contínua de parâmetros clínicos e nutricionais. Em razão do grande volume de informações e pacientes a serem assistidos, faz-se necessário mecanismos facilitadores que viabilizem o acompanhamento preciso desses. Para tal, o uso de softwares se mostra uma solução para informatizar dados, simplificar cálculos relacionados à Terapia Nutricional (TN) e facilitar o monitoramento e tratamento de pessoas hospitalizadas. Assim, a tecnologia aplicada à saúde favorece a redução de erros e facilita o monitoramento de qualidade em TN.

Objetivos

Implementar um sistema eletrônico para acompanhamento nutricional (SEPAN) de pacientes adultos assistidos pela EMTN em hospitais privados do Distrito Federal e São Paulo.

Método

Trata-se de um estudo descritivo de desenvolvimento, validação e implementação de SEPAN de pacientes em uso de TN via enteral e parenteral que são assistidos por EMTN. O trabalho foi dividido em quatro etapas, sendo: (i) levantamento de requisitos para o sistema a partir da expertise de nutricionistas, enfermeiros e médicos; (ii) definição de informações clínicas e nutricionais essenciais para monitoramento dos pacientes; (iii) elaboração do sistema (em mysql, php e javascript); (iv) teste piloto em uma unidade hospitalar para validação do sistema; (v) implementação da versão final do SEPAN em catorze hospitais.

Resultados

O SEPAN desenvolvido e vigente desde 2020, foi estruturado em nove itens: área de login; página inicial (unidade de internação, nome completo, tipo de terapia nutricional, sinalizadores de alerta quanto à data da reavaliação, alcance de meta nutricional, alterações bioquímicas e sintomas/intercorrências relacionados à TN); dados gerais (identificadores seguros, leito, idade, data de admissão, motivo da internação e comorbidades); avaliação nutricional; monitoração; TN; necessidades nutricionais; exames; medicamentos. O SEPAN possibilita parametrização de relatórios individualizados, como mapa de visitas da EMTN, prescrições de TN, banco de dados de dietas, convênios e usuários. Ademais, permite geração e monitoramento de indicadores assistenciais. Atualmente, o sistema é utilizado por EMTNs de 14 hospitais, três em São Paulo e 11 em Brasília, viabilizando a cobertura de 1772 leitos ativos/dia, com a prevalência de 81.788 terapias nutricionais/ano.

Conclusão

A construção do SEPAN bem como sua implementação a nível multicêntrico, ratifica os benefícios da inserção de tecnologias no contexto clínico. Notou-se que o sistema oportunizou melhorias na qualidade e processos assistenciais, fortalecendo a segurança do paciente, aumentando a eficiência e cobertura assistencial.

Palavras Chave

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; COMPOSIÇÃO CORPORAL; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; ULTRASSONOGRAFIA; MASSA MUSCULAR; SARCOPENIA.

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Instituições

IBRANUTRO - Distrito Federal - Brasil

Autores

FABIANO GIRADE CORREA, FABIO RESENDE BATISTA, ANNA GABRIELLA FERREIRA CUNHA, LARA CAMARGO SANTOS, ANA LUISA FALCOMER, ALLINE MONTEIRO BELTRAMI, ANA ACIOLI, MARINA LISBOA