Dados do Trabalho
Título
FERRAMENTA EDUCATIVA PARA PACIENTES EM USO DE TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL
Introdução
A terapia nutricional parenteral (TNP) é primordial para manutenção do estado nutricional de pacientes que não podem se alimentar pelas vias oral e enteral. Há ainda pacientes que se beneficiam de TNP complementar, pois não conseguem atingir suas necessidades nutricionais pelas demais vias. A prescrição da nutrição parenteral é médica, porém a efetividade da terapêutica é viabilizada pelo acompanhamento multidisciplinar e alinhamento dos profissionais de saúde ao paciente e sua rede de apoio. Haja vista que a aceitação da TNP pelo paciente, e seus familiares, ainda representa um desafio na prática da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN), notou-se a necessidade de um instrumento educativo para empoderar os envolvidos e facilitar à adesão ao tratamento dietético por via alternativa.
Objetivos
Elaborar um plano educacional sobre dieta via parenteral para conscientização de pacientes e sua rede de cuidado.
Método
A definição do conteúdo do plano educacional deu-se em três etapas: (i) levantamento dos tópicos a serem abordadas com membros de EMTN de nove hospitais de Brasília- DF; (ii) execução de busca de literatura; (iii) revisão e aprovação do conteúdo por médico, enfermeira e nutricionistas especialistas.
Resultados
A ferramenta educativa foi elaborada usando linguagem clara e objetiva, com foco no desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários para utilização de dieta parenteral. As temáticas incluídas no plano educacional foram: frequência de acompanhamento pela EMTN; procedimentos e cuidados para instalação e infusão da bolsa de TNP; e cuidados relacionados à fixação do acesso de TNP.
Conclusão
O desenvolvimento de um material educativo com olhar interdisciplinar propicia melhor compreensão pelo paciente e demais pessoas envolvidas em seu cuidado. Outrossim, o processo de desenvolvimento em si oportunizou o alinhamento entre membros da EMTN e reflexões sobre como colocar o paciente no centro de seu cuidado. O plano educacional desenvolvido possibilita minimizar a resistência à TNP associada à desinformação da população geral.
Palavras Chave
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL; EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM TERAPIA NUTRICIONAL; ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL.
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Instituições
IBRANUTRO - Distrito Federal - Brasil
Autores
FABIANO GIRADE CORREA, FABIO RESENDE BATISTA, PABLINE MARIA NOVAIS, ALLINE MONTEIRO BELTRAMI, ANA ACIOLI, MARINA LISBOA, ANNA GABRIELLA FERREIRA CUNHA, ANA LUISA FALCOMER