Dados do Trabalho
Título
COMORBIDADES EM PACIENTES ONCOLOGICOS ATENDIDOS EM UM AMBULATORIO PUBLICO DO NORTE DO BRASIL
Introdução
O câncer é uma patologia que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células, culminando em sua expansão descontrolada e invasão de tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Trata-se de uma enfermidade crônica de natureza não transmissível, cujo surgimento apresenta maior probabilidade em indivíduos portadores de comorbidades associadas, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras, quando considerados em conjunto com o diagnóstico inicial.
Objetivos
Conhecer as principais comorbidades e os tipos de câncer mais prevalentes nos pacientes atendidos em um ambulatório de oncologia na região Norte do Brasil.
Método
Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal de abordagem quantitativa e não probabilística. Foram coletado em prontuário, dados da primeira consulta de pacientes atendidos pela equipe multiprofissional de terapia nutricional, no ambulatório de oncologia do Hospital Geral de Palmas-TO, no período entre março de 2020 a dezembro de 2022. Participaram do estudo pacientes com diagnóstico de câncer a partir dos 18 anos, de ambos os sexos, com diferentes diagnósticos nutricionais, comorbidades e todos os tipos de câncer, exceto os de pele. As informações coletadas foram: sexo, idade, comorbidades associadas e tipo de câncer. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal do Tocantins com CAAE 56898622.3.0000.5519. A tabulação dos dados foi realizada no software Excel e as análises estatisticas realizadas em software SPSS Statistics, versão 21.
Resultados
Foram analisados prontuários de 149 pacientes, sendo 49,7% (74) do sexo feminino e 50,3% (75) masculino. A média de idade foi de 58,1±14,02 e mediana de 59 anos. As comorbidades mais prevalentes foram: hipertensão arterial 24,2% (36), diabetes 16,8% (25), obesidade 3% (2) e hipercolesterolemia 2,0% (3). Os tipos de câncer mais prevalentes foram: mama com 14,8% (26), gástrico 21,5% (32) e prostata 7,4% (11). Os demais canceres tiveram baixa incidência.
Discussão
Não se aplica
Conclusão
Os resultados encontrados evidenciaram que a maioria dos pacientes apresentaram hipertensão e diabetes. Além disso, os tipos de câncer mais prevalentes foram o de mama, o gástrico e o de próstata.
Palavras Chave
NEOPLASIAS; COMORBIDADE; HIPERTENSÃO; DIABETES
Área
Nutrição em pacientes com câncer
Autores
AMANDA PINTO FONSECA, LORENA GUNTENDORFER VIANA, BARBARA PAIXAO GOIS, ANDREA FURTADO BRUNO FIGUEIREDO, KEILIANE CIRILO LIMA, LEONARDO DE OLIVEIRA TOLEDO SILVA, ARAIDA DIAS PEREIRA