Dados do Trabalho
Título
PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES QUE IRAO SE SUBMETER A GASTRECTOMIAS POR CANCER GASTRICO NO AMAZONAS
Introdução
O câncer de estômago constitui uma importante causa de incidência e óbitos no mundo. Em 2020, foi responsável por, aproximadamente, 1,1 milhão de casos novos e 769 mil óbitos, ocupando o sexto lugar em incidência (5,6%) e o terceiro em mortalidade (7,1%) e o sétimo entre as mulheres. A desnutrição é a complicação mais frequente no câncer. O conhecimento dos fatores que influenciam o estado nutricional dos pacientes pode informar o desenvolvimento de medidas apropriadas para melhorar a qualidade nutricional dos pacientes. Com isso, considerando a importância do estado nutricional do paciente, o presente trabalho foi realizado de modo a analisar o estado nutricional de pacientes no pré-operatório de cirurgia do trato gastrointestinal através de parâmetros objetivos de avaliação.
Objetivos
Avaliar o estado clínico-nutricional de pacientes gastrectomizados por câncer gástrico no período pré-operatório.
Método
Trata-se de um estudo longitudinal, observacional, descritivo. Trata-se de um estudo longitudinal, observacional, descritivo. Avaliar o estado clínico-nutricional de pacientes gastrectomizados por câncer gástrico no período pré-operatório, além do estado nutricional e imunológico de pacientes antes da cirurgia de remoção total ou parcial de estômago.Foram coletados: recordatório alimentar de 24 horas (REC24h), Bioimpedância (BIA), dados sócio-econômicos, antropométricos e bioquímicos. Sendo os dados antropométricos constituídos por: Índice de Massa Corporal (IMC), medidas de dobras do Espessura do Músculo Adutor do Polegar (EMAP), Circunferência do Braço (CB), Dobra Cutânea Tricipital (DCT), Circunferência Muscular do Braço (CMB) e o peso (P).
Resultados
Foram analisados 54 participantes. Destes, 21 do sexo feminino e 34 do sexo masculino compuseram a pesquisa. A média de idade dos pacientes foi de 60,5 anos, variando com uma faixa etária entre 24 e 81 anos de idade. O adenocarcinoma foi o tipo mais presente, abrangendo diferentes variações, como adenocarcinoma moderadamente diferenciado, tubular intramucoso, antro-piloro e com células em anel de sinete, totalizando 40% dos casos. Observou-se que, de 45 pacientes analisados, 22 destes, de ambos os sexos, consumiam alimentos não naturais, enquanto 23, de ambos os sexos, não consumiam industrializados, apresentando 48,89% e 51,11% respectivamente. Os pacientes foram classificados em diferentes categorias de acordo com a adequação desta, observando uma prevalência em eutrofia, com 63,64% dos pacientes, enquanto 18,18% tinham desnutrição leve e 12,73% desnutrição moderada. Apenas 5,45% dos pacientes não tiveram a adequação da CMB registrada.
Conclusão
Averiguou-se um grande consumo de proteínas na alimentação um dia antes à internação dos pacientes. Com isso, o acompanhamento nutricional se faz necessário para uma melhora gradual na qualidade de vida e para o conhecimento dos pacientes acerca do que consumir de forma saudável.
Palavras Chave
Neoplasia; Câncer Intestinal; Gastrectomias.
Área
Avaliação Nutricional
Instituições
Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas-FCECON/AM - Amazonas - Brasil
Autores
GLÓRIA ALVES LIMA, ANITA RACHEL SILVA PIMENTEL, JHONNATAN SILVA SOUZA, ÁBNER SOUZA PAZ, THALITA SOUZA MENDES