Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS EM PESSOAS IDOSAS COM OBESIDADE

Introdução

À medida que a expectativa de vida aumenta e as taxas de fertilidade diminuem, ocorre um envelhecimento populacional em todo o mundo e, somado a isso houve aumento da prevalência da obesidade em todas as faixas etárias, incluindo idosos com 65 anos ou mais. Um dos principais fatores contribuintes para a maior incidência de obesidade e outras doenças crônicas é um padrão alimentar ruim, baseado no consumo excessivo de alimentos ultraprocessados (UPR), que contêm alta densidade calórica e baixa qualidade nutricional.

Objetivos

Avaliar a qualidade da alimentação por grau de processamento dos alimentos de pessoas idosas com obesidade.

Método

Foi coletado o recordatório alimentar de três dias não consecutivos de 104 indivíduos com mais de 65 anos ou mais de idade, de ambos os gêneros, com obesidade classificada pelo IMC ≥30 kg/m² e circunferência da cintura maior que 102 cm para homens e 88 cm para mulheres. Através do software DietBox® calculou-se o valor energético e o percentual consumido por indivíduo dos alimentos “in natura” e minimamente processados (INMP), ingrediente culinário (IC), processados (PR) e ultra-processados (UPR), conforme a classificação NOVA (MONTEIRO et al, 2019). Para o cálculo de média e desvio-padrão utilizou-se o software Microsoft Excel® .

Resultados

A idade média foi de 72 anos (±5,90), com IMC médio de 34,18 kg/m² (±3,87). O consumo médio de alimentos PR e UPR foi de 25,09% (±11,04) e 19,16% (±12,48), respectivamente, enquanto o consumo de INMP foi de 46,19% (±14,63).

Conclusão

O consumo de alimentos INMP foi de 46,19% do valor energético total da dieta nesta população mas, ainda assim, 44,25% do valor calórico consumido se refere aos alimentos PR e UPR, ou seja, assemelham-se. Medidas de educação nutricional voltadas ao aumento do consumo de alimentos INMP devem ser incentivadas nesta população, considerando-se que alimentos PR e UPR estão relacionados à epidemia global da obesidade.

Palavras Chave

PESSOA IDOSA; OBESIDADE; ALIMENTO PROCESSADO; NUTRIÇÃO DO IDOSO.

Área

Nutrição no envelhecimento

Instituições

FM-USP - São Paulo - Brasil, PUCPR - Paraná - Brasil

Autores

MAGDA ROSA RAMOS DA CRUZ, BRUNO GUALANO, HAMILTON ROSCHEL, RAFAEL GENARIO, GERSIEL OLIVEIRA JUNIOR, TATHIANE CHRISTINE FRANCO, ALICE ERWIG LEITÃO, KAUANE FELIX IGNÊZ