Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇAO ENTRE A DIMINUIÇAO DE FORÇA E MASSA MUSCULAR EM PACIENTES ONCOLOGICOS

Introdução

A desnutrição em pacientes oncológicos é um processo que une diversos fatores, como redução alimentar e níveis de atividade física, aumento nas necessidades energéticas e proteicas e alterações no metabolismo. A avaliação do estado nutricional em pacientes hospitalizados tem como objetivo verificar as alterações nutricionais e possibilitar uma intervenção adequada para a manutenção e/ou recuperação do estado nutricional. A ferramenta GLIM engloba critérios fenotípicos (perda de peso, IMC e redução da massa muscular) e critérios etiológicos (redução da ingestão alimentar e inflamação). Para avaliação da massa muscular, a medida antropométrica da circunferência da panturrilha (CP) é aceitável no ambiente clínico. A utilização do teste de força de preensão manual é promissora, além de simples e útil, pode ser utilizada em situações em que a massa muscular não pode ser avaliada, sendo então a força muscular um substituto de suporte adequado.

Objetivos

Avaliar a correlação entre a redução de força e massa muscular e também verificar a associação do número dos sintomas apresentados com a desnutrição.

Método

Estudo observacional prospectivo e transversal, amostra por conveniência, de pacientes internados no Hospital de Amor de Barretos de março a agosto de 2021. Os estágios de desnutrição foram classificados de acordo com o GLIM. Para a análise da composição corporal, utilizou-se a circunferência da panturrilha (CP). Para a avaliação da força, foi realizado o teste de preensão palmar, com um dinamômetro.

Resultados

Foram incluídos 50 pacientes, maioria do sexo masculino 28 (56%), com média de idade de 60,78 anos (±14,42). Quando realizada a correlação entre a redução da massa muscular e força, tem-se que 46% dos participantes não apresentaram redução da massa e da força, 10% apresentaram redução da força e não apresentaram redução da massa. Enquanto que 22% não apresentaram redução da força e apresentaram redução da massa, 22% também foi o valor dos que apresentaram as duas condições. Essa foi uma correlação significativa positiva (teste de Pearson p=0,016), quando a maioria dos pacientes apresentavam redução na força e também na massa muscular, o contrário também é verdadeiro. Os sintomas mais relatados foram hiporexia (86%), náuseas (52%), vômitos (30%), dor abdominal (24%) e astenia (18%). Ao realizar a associação entre os estágios de desnutrição e o número de sintomas (≤1; 2 ou 3 e >4 sintomas), não observou-se diferença significativa.

Conclusão

A perda de massa muscular é geralmente acompanhada pela redução de força sendo métodos simples, confiáveis, de baixo custo e de fácil execução. A redução da massa muscular pode estar associada a sintomas de impacto nutricional, porém não foi encontrado associação entre a quantidade de sintomas e a desnutrição.

Palavras Chave

DESNUTRIÇÃO; PACIENTES ONCOLÓGICOS; GLIM; MASSA MUSCULAR; FORÇA MUSCULAR; SINTOMAS.

Área

Avaliação Nutricional

Autores

NATALIA GARCIA MURARI, RENATA SOUZA NÓVOA, ISABELA LAURENCIO SCHIAVONI, TAYSA MACHADO MENEZES