Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO DE RISCO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM COVID-19, INTERNADOS EM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA, COM BASE EM MNUTRIC E NUTRIC-S

Introdução

O sistema de pontuação NUTrition Risk in the Critically Ill (NUTRIC) foi desenvolvido com o objetivo de identificar pacientes graves em cuidados intensivos que podem ser beneficiados por uma intervenção nutricional adequada. Nesta avaliação, são considerados dados de idade, APACHE II, SOFA, comorbidades, tempo de internação e, quando disponível, valor de Interleucina-6. Recentemente, foi sugerida a substituição do APACHE II pelo SAPS 3 como marcador de gravidade para o cálculo do escore mNUTRIC (NUTRIC-S), com bom desempenho para predizer a mortalidade hospitalar. Com o aumento da adesão ao SAPS 3 em substituição ao APACHE II como escore de gravidade nas UTIs, o mesmo se torna um dado mais disponível e prático na avaliação nutricional e triagem de pacientes internados em Centros de Terapia Intensiva.

Objetivos

Caracterizar o risco nutricional de pacientes internados com COVID-19, via Sistema Único de Saúde, em Centro de Terapia Intensiva, em um Hospital Universitário de nível terciário de atenção à saúde, no interior do estado de São Paulo.

Método

Foram avaliados pacientes internados em CTI, com diagnóstico de COVID-19, no período de setembro de 2020 a janeiro de 2021. Dados relacionados à triagem nutricional foram obtidos de prontuário eletrônico da instituição e pontuados de acordo com os instrumentos mNUTRIC e NUTRIC-S mencionados.

Resultados

Foram incluídos 65 pacientes, com idade média de 65 anos, sendo 56,9% do sexo masculino, 73,8% com 2 ou mais comorbidades e tempo médio de internação hospitalar prévio ao CTI de 1 dia. Valores médios de SOFA, APACHE II e SAPS 3 foram, respectivamente, 9, 26 e 62. Em relação à classificação de risco nutricional, o mNUTRIC médio foi de 6, sendo que 67,7% dos pacientes apresentaram alto risco e o valor médio de NUTRIC-S foi de 6, com 73,8% dos pacientes classificados em alto risco nutricional.

Conclusão

Considerando que na prática, atualmente, há maior disponibilidade de valores de SAPS 3 como marcador de gravidade de pacientes internados em Centros de Terapia Intensiva, o NUTRIC-S se mostra uma ferramenta mais acessível e prática para avaliação de risco nutricional de pacientes críticos.

Palavras Chave

CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA, AVALIAÇÃO NUTRICIONAL, RISCO NUTRICIONAL, COVID-19, NUTRIC

Área

Nutrição em UTI

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CAROLINA HUNGER MALEK-ZADEH, ANA CAROLINA PALERMO DOS SANTOS, MARIA AUXILIADORA-MARTINS, ANIBAL BASILE-FILHO