Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

NUTRIÇAO PARENTERAL: ANALISE DE CASOS DO COMPLEXO HOSPITALAR DE BARBACENA, INTERIOR DE MINAS GERAIS.

Introdução

A nutrição parenteral (NP) é a terapia de escolha quando a função gastrointestinal está ausente ou prejudicada, garantindo o aporte nutricional e evitando a desnutrição e desfechos relacionados a ela.

Objetivos

Analisar o perfil de pacientes que necessitaram de nutrição parenteral no Complexo Hospitalar de Barbacena no primeiro semestre de 2023.

Método

Foi realizada revisão de prontuário com a coleta dos principais dados envolvendo a nutrição parenteral: tipo de internação, diagnóstico clínico e nutricional, indicação da parenteral, setor de cuidado, acesso venoso, fórmula utilizada, micronutrientes e eletrólitos, desfechos e complicações. Todos os pacientes foram acompanhados pela equipe de terapia nutricional desde a prescrição até a alta ou óbito.

Resultados

Foram avaliados 19 pacientes, todos com internação em terapia intensiva, idades de 14 a 69 anos. 42% dos pacientes tinham diagnóstico cirúrgico: apendicite complicada, obstruções e perfurações intestinais seguidas de resseções, alguns pacientes com múltiplas abordagens. 63% dos pacientes apresentavam risco nutricional, 15% já apresentavam desnutrição na admissão e 22% eram nutridos. 100% dos pacientes receberam bolsa pronta, em acesso central, lipídeos TCM/TCL, com eletrólitos, polivitamínico e oligoelementos. B12 e tiamina foram ofertadas fora da parenteral, assim como insulina quando necessário. O tempo de uso variou de 1 a 40 dias, sendo que o paciente que recebeu estes 40 dias teve alta com via oral livre. Houve 12 óbitos, uma transferência, 5 altas e uma internação mantida. Apenas um paciente recebeu alta com jejunostomia, o restante via oral com boa quantificação. Não houve complicações graves; sendo identificadas alterações glicêmicas e em eletrólitos, aumento de enzimas hepáticas e pancreáticas e hipertrigliceridemia, porém com outras causas concomitantes. Quase todos os pacientes avaliados tinham patologias gastrointestinais: pós-operatórios, hemorragias, crohn, pancreatite grave e traumas. Poucos tiveram como motivação para NP estase gástrica volumosa no curso de doença pulmonar ou evento neurológico. Estes dados estão de acordo com o perfil geral da instituição, que tem pronto atendimento público e recebe casos cirúrgicos e politrauma diariamente, e que tem na unidade intensiva e enfermarias casos de extrema complexidade e longa permanência.

Conclusão

A nutrição parenteral é uma estratégia nutricional de grande importância no ambiente hospitalar mesmo em unidades menores, pois a incidência de grandes cirurgias abdominais e com múltiplas abordagens, tumores e traumas tem sido cada vez maior. O conhecimento dos dados relacionados à prescrição de NP é de suma importância, uma vez que está relacionado a construção de indicadores para as instituições e ao desenvolvimento de melhorias no processo assistencial aos pacientes.

Palavras Chave

NUTRIÇÃO PARENTERAL; DESNUTRIÇÃO; ABDOME CIRÚRGICO; ESTASE GÁSTRICA; HEMORRAGIA DIGESTIVA; TERAPIA INTENSIVA.

Área

Nutrição em UTI

Instituições

Complexo Hospitalar de Barbacena - Fundação Hospitalar do Estado de Minhas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

KARINA MIRANDA BRUNELLI KASAI, KACIARA NUNES ALMEIDA