Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DO ESTADO NUTRICIONAL, HABITOS ALIMENTARES, QUALIDADE DO SONO E DO NIVEL DE ATIVIDADE FISICA NA INFERTILIDADE FEMININA

Introdução

A infertilidade é a incapacidade de gestar após 12 meses ou mais de relações sexuais frequentes e sem contracepção. Transtornos hipotalâmicos, pituitários, tireoidianos, adrenais e ovarianos podem interferir negativamente na fertilidade, assim como o consumo de drogas, idade avançada e obesidade.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar estado nutricional, hábitos alimentares, nível de exercício físico, qualidade do sono e fatores da saúde reprodutiva em mulheres adultas e correlacioná-los aos impactos na fertilidade feminina.

Método

Foi feita uma pesquisa descritiva de caráter transversal na qual foram selecionadas mulheres adultas com faixa etária entre 20 e 49 anos. Para a avaliação foi aplicado um questionário para avaliar o nível de atividade física, qualidade do sono, caracterização da saúde reprodutiva feminina, perfil antropométrico (peso, altura, IMC e circunferência da cintura) e hábitos alimentares. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética. Os dados foram apresentados a partir de estatística descritiva e nas correlações considerando o nível de significância de p<0,05.

Resultados

Participaram 61 mulheres com idade média de 33 anos ± 7,46 anos, resultando em uma prevalência de fertilidade de 50,82%. Cabe ressaltar que 23% possui algum problema que pode afetar a saúde reprodutiva. Observou-se maioria eutrófica de acordo com IMC e demais parâmetros antropométricos, no que diz respeito aos hábitos alimentares constatou-se o consumo de alimentos saudáveis e também não saudáveis, podendo haver melhora na qualidade alimentar. Em relação ao nível de atividade física a maioria é ativa, entretanto a qualidade do sono foi caracterizada como ruim. Não observou-se associação entre as variáveis estudas e a infertilidade neste grupo (p>0,05).

Conclusão

A associação dos marcadores analisados pode ser indicativa de risco para a fertilidade feminina entretanto são fatores modificáveis que podem ser melhorados.

Palavras Chave

ESTADO NUTRICIONAL, EXERCÍCIO FÍSICO, SONO, INFERTILIDADE, MULHERES.

Área

Avaliação Nutricional

Autores

MÍRIAN DO NASCIMENTO GONÇALVES, MÍRIAN PATRÍCIA CASTRO PEREIRA PAIXÃO