Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA INTERVENÇAO NUTRICIONAL EM MULHERES COM SINDROME DOS OVARIOS POLICISTICO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA, HABITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL
Introdução
A Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença endrocrina que atinge mulheres em idade reprodutiva, geralmente caracterizada por infertilidade, anovulação, irregularidade menstrual, hirsutismo, e algumas alterações endócrinas como hiperandrogenismo. A causa específica da síndrome ainda é desconhecida. No entanto, sabe-se que suas manifestações clínicas estão associadas à resistência à insulína, um dos precursores para as alterações metabólicas observada na SOP.
Objetivos
Avaliar o impacto da intervenção nutricional sobre a qualidade de vida, hábitos alimentares e estado nutricional de mulheres com SOP.
Método
O estudo incluiu mulheres adultas diagnosticadas com SOP em tratamento ou não. O consumo alimentar foi analisado usando o questionário “Como está a sua Alimentação” do Ministério da Saúde. A qualidade de vida (QV) foi mediada através do questionário sf-36. O estado nutricional foi analisado com base nos dados antropométricos. A intervenção nutricional ocorreu em um curso sobre a alimentação no controle da SOP. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética do Unisales. Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva e foi considerado nas correlações o nível de significância p < 0,05.
Resultados
Os resultados demostraram um aumento no consumo de alimentos industrializados e baixa ingestão de alimentos in natura, um padrão alimentar que contribui para o aumento da adiposidade e agravo do quadro clínico da SOP. O estudo evidenciou que os componentes mentais foram classificados em pior estado psicológico em comparação com os físicos, essa condição impacta diretamente na qualidade de vida (QV) e na vida social dessas mulheres. A intervenção nutricional promoveu mudanças na composição corporal (com redução significativa na circunferência da cintura (p=0,07), hábitos alimentares e que impactaram na QV das voluntarias. Verificou-se que existe uma correlação estatisticamente significante, mas moderada (r = 0,581) entre as variáveis “Dor” e “Qualidade da Alimentação”, pois valor p = 0,001 e também se observa que existe uma correlação estatisticamente significante, mas fraca (r = 0,381) entre as variáveis “Estado geral de saúde” e “Qualidade da Alimentação”, pois valor p = 0,035. Dentre os resultados uma situação especifica envolveu uma participante com dificuldade para engravidar e diagnosticada com SOP, que alcançou seu objetivo de engravidar por meio das orientações e adoção de prática alimentares saudáveis.
Conclusão
Considerando que a SOP ainda não tem um tratamento efetivo e que existem diversos fatores que influenciam no surgimento dessa doença. Há tratamentos que ajudam a controlar seus sintomas, sendo assim, é possível concluir que a inclusão de práticas alimentares saudáveis e mudança de estilo de vida, contribuem para mudanças na composição corporal que impacta na qualidade de vida.
Palavras Chave
Síndrome dos Ovários policísticos; Obesidade; Qualidade de vida; Hábitos alimentares.
Área
Nutrição em doenças crônicas
Autores
LISLEY CORREA DA CONCEIÇÃO PEREIRA , MIRIAN PATRICIA CASTRO PEREIRA PAIXÃO