Dados do Trabalho
Título
ATUAÇAO DO FARMACEUTICO CLINICO EM UMA EMTN: ESTABELECENDO O DIAGNOSTICO SITUACIONAL.
Introdução
Introdução: A administração de medicamentos através de acessos enterais é um ponto de atenção na terapia nutricional por diferentes motivos tais como interação medicamentosa, obstrução e potencial perda do acesso, interferência na farmacocinética, entre outros. A participação do Farmacêutico clinico é fundamental no sentido de identificar, prevenir, corrigir e treinar o corpo clinico do hospital. Em uma EMTN recém-constituída, a ação do Farmacêutico na auditoria de prescrições pode contribuir para o diagnóstico situacional no tópico da Administração de Medicamentos.
Objetivos
Descrever a atuação do farmacêutico clínico na realização de auditorias internas das prescrições médicas, em um hospital terciário.
Método
Um procedimento de auditoria interna das prescrições foi instaurado no hospital. A coleta de dados foi feita por amostragem aleatória e por conveniência no período de junho a julho de 2023. O espaço amostral foi calculado pelo aplicativo SurveyMonkey ® disponível em https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/. Foram estudados o setor de ocorrência, o tipo de inadequação e os medicamentos mais frequentemente envolvidos. As inadequações foram classificadas em 4 tipos Interação medicamento – alimento, Periodização droga vs. alimento (ex.: jejum), Violação de tecnologia do medicamento, Não-utilização de forma farmacêutica preferencial.
Resultados
Foi estimado um espaço amostral de 900 prescrições no período. Foram recuperadas 20 prescrições, conferindo grau de confiança de 80% e 10% de margem de erro. Sessenta e cinco por cento das prescrições apresentavam erros de prescrição. Os setores de maior ocorrência foram setores clínicos, seguido pelas unidades fechadas e setores cirúrgicos (Clínicos: 18 ocorrências, Setores fechados: 7, Setor cirúrgico: 4). Em média 1.67 ocorrências foram identificadas nas prescrições com inadequação. Notou-se ausência de diluição em 100% da amostra. As ocorrências mais observadas foram: Não conformidade da forma farmacêutica segundo a via (59,09%), Não utilização de fórmula farmacêutica preferencial (22,73%), Periodização droga vs. Nutriente (JEJUM) (9,09%), Violação de tecnologia de medicamento no preparo (9,09%).
Conclusão
A amostra estudada não atingiu grau de confiança adequado, ainda assim, trouxe informações importantes para início da atuação do farmacêutico clínico. As ocorrências foram frequentes, justificando a participação do farmacêutico clínico no processo assistencial.
Palavras Chave
FARMÁCIA CLÍNICA, INTERAÇÃO DROGA NUTRIENTE, AUDITORIA, PRESCRIÇÃO MÉDICA, PROCESSOS.
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Autores
KARINA SENRA VALDIERO, HAROLDO FALCÃO RAMOS CUNHA