Dados do Trabalho
Título
PRESCRIÇAO MANUAL VS. MODELO MATEMATICO: REDUÇAO DE CUSTOS PELA UTILIZAÇAO DE PROGRAMAÇAO LINEAR
Introdução
Realizada de modo manual, a prescrição de TN pode chegar a soluções tecnicamente viáveis, ignorando, porém, o aspecto econômico. Dificuldades de natureza técnica, cognitivos-comportamentais e a limitação computacional da mente humana de trabalhar com a dimensão de custo contribuem. A programação linear (PL) é uma técnica matemática utilizada em engenharia de produção que permite trabalhar com variáveis de decisão e múltiplas restrições buscando a resposta de uma função-objetivo (minimização de custo)
Objetivos
Comparar o custo diário da prescrição realizada de modo manual com a prescrição assistida por modelo de programação linear.
Método
Para três cenários clínicos teóricos, quatro nutricionistas experientes determinaram os limites aceitáveis superior e inferior para proteínas e calorias e prescreveram para cada um dos cenários. Para a prescrição foi apresentado um portfolio fictício de 7 fórmulas, com suas características calóricas e proteicas assim como custo por L. O custo de cada prescrição foi comparado ao custo encontrado pelo modelo de PL, utilizando como função objetivo a redução e custos e como restrições aquelas estipuladas pelos nutricionistas. As variáveis de decisão do modelo foram os volumes das fórmulas. Não foram considerados custos relacionados ao uso de equipo e outros elementos operacionais nem distinção qualitativa entre as fórmulas. Os cálculos foram realizados no componente Solver do MS Excel ®.
Resultados
83% das prescrições manuais e 100% das prescrições pelo modelo encontraram-se dentro das metas propostas. Para o sistema de preços arbitrado nesta investigação, a solução oferecida pelo modelo matemático apresentou uma redução de custo em torno de 28,5% (6,8 – 52,7%). Em todas as soluções do modelo a fórmula III foi utilizada. Além do uso de módulo proteico, observou-se que a utilização de duas fórmulas enterais pode constituir solução viável e económica.
Conclusão
A técnica da PL pode ser aplicada no processo decisório de prescrição em NE, potencializando a tomada de decisão do prescritor, na medida que inclui a dimensão custo. O sistema de preços é determinante da função objetivo e deve ser considerada cenário a cenário, sem generalizações a priori.
Palavras Chave
NUTRIÇÃO ENTERAL; CUSTO; PROGRAMAÇÃO LINEAR; MODELOS MATEMÁTICOS.
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Autores
HAROLDO FALCAO RAMOS CUNHA, VERONICA DEMARCO LIMA, ROSANE SOUZA SANTOS OLIVEIRA, VERONICA AICELES, DIEGO JORGE