Dados do Trabalho
Título
SARCOPENIA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2.
Introdução
O diabetes mellitus é uma doença crônica que possui relação com a sarcopenia, obesidade e alimentação. A sarcopenia é prevalente em pacientes diabéticos, uma vez que a redução da sinalização de insulina leva à redução da síntese e aumento da degradação de proteínas, o que pode levar a redução da massa muscular. A neuropatia diabética, uma complicação diabética frequente em pacientes idosos, também está associada à sarcopenia.
Objetivos
Traçar o perfil clínico nutricional dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e identificar a presença de sarcopenia.
Método
Estudo quantitativo, observacional e descritivo realizado de julho a dezembro de 2021 com indivíduos com idade superior a 30 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico médico prévio de DM2 e hemoglobina glicada ≥7%, assistidos em duas Estratégia de Saúde da Família, em Governador Valadares, Minas Gerais. Foram coletados dados sociodemográficos, laboratoriais, antropométricos, composição nutricional, dados dietéticos.
Resultados
Dos 25 pacientes avaliados, foi identificado o predomínio de participantes do sexo feminino (64%), com média de idade de 58,3±11,8 anos. Dentre os participantes, 48% apresentou sarcopenia e 88% controle glicêmico inadequado. Dos 12 pacientes diagnosticados com sarcopenia, 2 (16,6%) apresentam obesidade sarcopênica e 4 (33,3%) sobrepeso, indicando risco para o desenvolvimento desta. Na avaliação dietética foram identificadas inadequações na ingestão calórica, proteica e principalmente de cálcio de vitamina D. Esses dois últimos, 100% dos pacientes apresentaram ingestão abaixo do recomendado para cálcio e vitamina D, dado que é preocupante por se tratar de um importante fator de risco para o desenvolvimento do quadro sarcopênico.
Discussão
Existem alterações referentes às variáveis laboratoriais, antropométricas e nutricionais que devem receber atenção, pois podem agravar acelerar no que se refere a pacientes com diabetes mellitus e sarcopenia. Os dados de perfil desse público podem auxiliar na compreensão do padrão e alteração de determinados parâmetros. E como foi possível verificar inadequações na ingestão alimentar de energia, vitamina D e cálcio podem acelerar o desenvolvimento de quadros com sarcopenia.
Conclusão
Conclui-se que há influência da dieta na ocorrência de sarcopenia no DM2, o que ressalta a importância da atuação da equipe multidisciplinar na prevenção desta. Além da dieta, alguns indivíduos apresentam características potencialmente precursoras do desenvolvimento desta síndrome. Dentre elas, verificou-se o baixo nível de escolaridade, que impacta na situação socioeconômica, dificultando o acesso à informação e a alimentação de qualidade. Esses fatores exercem um papel fundamental no controle metabólico, o que pode ser ilustrado nas alterações de exames bioquímicos e uso elevado de medicamentos. A sarcopenia pode estar presente simultaneamente com a obesidade.
Palavras Chave
SARCOPENIA, NUTRIÇÃO, ESTADO NUTRICIONAL, DIABETES MELLITUS 2
SARCOPENIA, NUTRIÇÃO, DIABETES MELLITUS 2.
Área
Nutrição em doenças crônicas
Instituições
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil
Autores
VIVIANE CRISTINA SALGADO DIAS, MICHELINE GOMES BISPO, DANIELA CORREA FERREIRA