Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇAO ENTRE INGESTAO DIETETICA DE MANGANES E CONCENTRAÇAO ERITROCITARIA DE SUPEROXIDO DISMUTASE EM INDIVIDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
Introdução
O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença metabólica crônica, em que, a hiperglicemia pode estimular a produção de espécies reativas de oxigênio (EROS) nas mitocôndrias e diminuir a capacidade antioxidante. O manganês (Mn) é um nutriente envolvido na defesa antioxidante por ser essencial na composição da enzima manganês superóxido dismutase (Mn-SOD) que é responsável por catalizar a primeira etapa envolvida na eliminação de EROS. Considerando a participação do estresse oxidativo na patogênese do Diabetes, o consumo adequado de Mn pode ser importante para manter a atividade do sistema antioxidante do organismo o equilíbrio oxidativo.
Objetivos
Determinar o consumo dietético de Mn e sua associação com as concentrações de superóxido dismutase (SOD) em indivíduos com DM2.
Método
Trata-se de um estudo transversal desenvolvido com 30 pacientes adultos com diagnóstico de DM de ambos os sexos, recrutados em ambulatório de um Hospital Público Universitário. A ingestão dietética de Mn foi avaliada pelo Recordatório de 24 horas aplicado em 2 dias alternados e analisados por meio do software Dietpro® versão 6.1. As concentrações eritrocitárias de SOD foram determinadas pela quantidade da enzima capaz de inibir em 50% da produção de nitrito. A existência de associação foi avaliada por meio do Teste Exato de Fisher. O nível de significância foi estabelecido com p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 3.147.503).
Resultados
Mais da metade dos participantes tinha idade superior a 51 anos (53,3%) e dois terços eram do sexo feminino (66,7%). O consumo dietético médio de Mn foi de 1,04 ± 0,48 mg/dia com provavél probabilidade de inadequação. A mediana e intervalos interquartílicos para as concentrações de SOD eritrócitaria foram de 1.119,55 (881,84 – 1346,04) U/g Hg. Houve associação estatisticamente significativa (p=0,047) entre a ingestão dietética de Mn e a concentração de SOD nos eritrócitos.
Conclusão
A concentração eritrocitária de SOD foi maior em indivíduos com DM2 com ingestão dietética inadequada de Mn.
Palavras Chave
DIABETES MELLITUS; INGESTÃO ALIMENTAR; SUPEROXIDO DISMUTASE; MANGANÊS.
Área
Avaliação Nutricional
Autores
AMANDA SUELLENN DA SILVA SANTOS OLIVEIRA , ANA LINA DE CARVALHO CUNHA SALES , MAÍSA GUIMARÃES SILVA PRIMO, VITÓRIA RIBEIRO MENDES , ANA KAROLINNE DA SILVA BRITO, RONNYELY SUERDA CUNHA SILVA, MARIA DO CARMO DE CARVALHO E MARTINS