Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

USO DE FÓRMULA OLIGOMÉRICA ESPECIALIZADA EM PÓ PARA PACIENTES COM DIARREIA PERSISTENTE EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE JOINVILLE-SC: RELATO DE CASOS

Introdução

A diarreia é caracterizada como persistente quando os episódios de evacuação líquida que começaram de forma aguda, e durem pelo menos 14 dias.

Objetivos

Descrever dois casos de utilização da fórmula oligomérica especilaizada em pó em pacientes com diarreia persistente em um hospital público de Joinville-SC.

Método

Trata-se de um relato de dois casos de pacientes internados no Complexo de Terapia Intensiva de um Hospital Público, localizado na cidade de Joinville-SC. Foram incluídos de ambos os sexos, idade superior a 18 anos, que estivessem recebendo dieta enteral por via sonda enteral, apresentassem diarreia persistente, já estivessem em uso de dieta oligomérica em sistema fechado, que fizeram uso do protocolo de utilização da fórmula oligomérica especializada em pó (Peptimax–Prodiet Medical Nutrition) e que não estivessem com exame positivo para Clostridium ssp.

Resultados

A amostra foi composta 100% pelo sexo feminino, com média de idade de 63 anos, peso médio de 83,5 kg, estatura média de 1,59m e IMC médio de 33,02kg/m². Previamente a alteração para dieta oligomérica em pó, os pacientes fizeram uso de dieta oligomérica em sistema fechado, módulos com glutamina e fibras solúveis. Sendo que 50% não recebia o valor energético total (VET) e 50% atingia o VET pleno. A presente unidade hospitalar possui como protocolo em casos de diarreia persistente a utilização de fórmula oligomérica especializada em pó (Peptimax–Prodiet Medical Nutrition), visto esta formulação apresenta 47% TCM, 12g de glutamina/L, 100% de proteína hidrolisada do soro do leite sendo possível também realizar a redução da osmolaridade conforme necessidade. Sobre a quantidade diária de dieta oligomérica em pó, obteve-se uma quantidade média de 240g por paciente, sendo que a média de uso foi de 8 dias, havendo melhora dos quadros de diarreia persistente nos dois pacientes.

Discussão

Estudos relatam que ao contrário do que muitos profissionais ainda acreditam, a nutrição enteral surge mais como uma possibilidade terapêutica do que como a causa do quadro diarreico. Entre as várias estratégias dietéticas estão a alteração na modalidade de infusão, o ajuste da velocidade de administração, o tipo de proteína e a presença/ausência de fibras

Conclusão

Acredita-se que a utilização da fórmula oligomérica especializada em pó (Peptimax–Prodiet Medical Nutrition) foi fundamental para melhora do quadro diarreico, visto que foi possível realizar uma modulação da osmolaridade, da quantidade infundida, velocidade e frequência de infusão. Além disso, as características da fórmula, como TCM, proteína hidrolisada do soro do leite e glutamina também contribuíram, uma vez que atende todas as recomendações internacionais. Entretanto o número reduzido de pacientes se torna um limitador para afirmar que o protocolo em questão é efetivo, sendo assim sugere-se a realização de mais estudos para averiguar o resultado obtido.

Palavras Chave

Dieta oligomerica; nutrição enteral; diarreia; uti.

Área

Nutrição em UTI

Autores

ANA LUIZA NUNES, PRISCILA MIKULIS CASTILHO, CARINA PENSKY MAY, KATHERINNE BARTH WANIS FIGUEIREDO, DAIANE JACONETI PINHEIRO, BARBARA DEBORTOLI BRIETZIG