Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS MOTIVOS DA INTERRUPÇÃO DA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO INTERIOR DA BAHIA

Introdução

A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é uma alternativa que pode ser utilizada em pacientes com impossibilidade parcial ou total de manter a alimentação por via oral, sendo adotada apenas quando o trato gastrointestinal estiver funcionante. O uso da TNE está associado à redução do risco de diversas complicações. O adequado aporte nutricional em pacientes críticos é importante para a manutenção da mucosa do trato gastrointestinal, redução da translocação bacteriana e risco de infecções, consequentemente a diminuição do tempo de internação.

Objetivos

Identificar os principais motivos que levam à interrupção da TNE nos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do interior da Bahia.

Método

O método do estudo adotado foi transversal e retrospectivo, realizado na UTI de um hospital do interior da Bahia. Os dados coletados foram analisados de prontuários eletrônicos, correspondente ao período de dezembro de 2022 a maio de 2023. Tendo como critérios de inclusão todos os pacientes em uso da TNE no período selecionado. Não houve distinção de sexo, faixa etária, patologias e a nutrição enteral (NE) era administrada por diferentes vias: sondas nasogástrica, nasoentérica, gastrostomia e jejunostomia. Os dados foram analisados através de planilhas do programa Microsoft Excel® para Windows versão 2019.

Resultados

Foram avaliados 167 pacientes em uso da TNE. Entre os principais motivos das interrupções na NE, se destacou a dieta em progressão com 38,60%, já 15,65% representam motivos não identificados. A presença de instabilidade hemodinâmica foi de 10,95%, acometidos de resíduo gástrico elevado (6,60%), diarreia (6,43%) e perda cateter em torno de 2,78%.

Discussão

O estudo foi capaz de identificar os principais motivos para interrupção da NE. Sendo que colaboram para instauração da desnutrição em pacientes críticos. A TNE deve ser iniciada entre 24-48h, quando houver impossibilidade da alimentação via oral. Algumas intercorrências comprometem a efetividade da administração da dieta prescrita, ocasionando redução no aporte nutricional ofertado. Observou-se que os principais motivos para a interrupção da dieta foram: dieta em progressão, instabilidade hemodinâmica, motivos não identificados, resíduo gástrico elevado, diarreia e perda de cateter. A existência das complicações citadas pode ser minimizada, se houver uma equipe multidisciplinar preparada e treinada. Contribuindo na redução das deficiências nutricionais, complicações e os custos da TNE.

Conclusão

Torna-se fundamental a necessidade de uma assistência de maior qualidade e implementação dos Indicadores de Qualidade da Terapia Nutricional (IQTN). A conscientização da equipe multiprofissional, além da educação continuada a respeito da importância do tratamento nutricional é necessária para que atinja as metas nutricionais, melhor prognóstico e qualidade de vida dos pacientes assistidos.

Palavras Chave

TRANSLOCAÇÃO BACTERIANA; INSTABILIDADE HEMODINÂMICA; NUTRIÇÃO ENTERAL; INDICADORES DE QUALIDADE.

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Autores

ARABELLA VARJAO DAMACENO VITAL, DANILO JOSE NASCIMENTO MATOS, EVENINA ALVES AMARAL DE MORAIS MATTOS, ALANE LIMA MOTA CARDOSO