Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ADESÃO DO PACIENTE PORTADOR DE DIABETES TIPO 2 NA ADESÃO AO TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO.

Introdução

Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma doença metabólica de importância mundial, a prevenção e suas complicações são um desafio para as equipes de saúde. Diante disso, é de suma importância a adesão ao tratamento não farmacológico também.

Objetivos

O estudo teve como objetivo investigar as dificuldades apresentadas por os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 assistidos na atenção primária à saúde de Governador Valadares no tratamento não farmacológico.

Método

Estudo transversal de abordagem quantitativa realizada com 47 pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 cadastrados em quatro Estratégias Saúde da Família (ESF), localizadas na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Os dados foram coletados no período de março de 2021 a novembro de 2022 por meio de questionário semiestruturado e aferição das medidas antropométricas (peso, IMC, circunferência da cintura e da panturrilha). O questionário continha dados clínicos, alimentares e comportamentais. A avaliação dietética foi realizada por meio de Recordatório alimentar 24 horas que consiste em um método que permite a quantificação e definição de todos os alimentos e bebidas ingeridas nas últimas 24 horas ou no dia anterior à entrevista. A quantificação foi realizada no software Dietbox® (DRI).

Resultados

Dos 47 pacientes, a média de idade foi de 61,3, com predomínio do sexo feminino (68,75%), a faixa de idade de 41 a 82 anos. Além disso, 79,83% dos pacientes apresentam baixa escolaridade, somente 38,29% dos participantes realizavam prática de atividade física de forma regular. Detectou-se que 68,25% dos pacientes deste estudo apresentam peso acima do recomendado para a idade sendo 29,78% com sobrepeso, 17,02% com obesidade, 17% obesidade grau 1 e 4% obesidade grau 2. Sobre as dificuldades 42,55% se sentem ansiosos quando deixam de cuidar do seu diabetes; 42,80% disse que o diabetes está tomando muito da sua energia mental e física; 36,17% disse que quando está comendo um dos seus alimentos favoritos não percebe quando já comeu o suficiente; 38,3% notam a presença de sabores quase imperceptíveis nos alimentos que comem; 57,4% comem para se sentir melhor; 44,7% disse que nota quando o alimento afeta o seu estado emocional, e 42,6% relataram outras dificuldades como questões financeiras e falta de tempo para alimentar e dificuldade para usar adoçante no café.

Discussão

Verificou-se maior adesão ao tratamento medicamentoso, pouco conhecimento a respeito do diabetes mellitus, baixa aceitação da doença, baixa adesão ao plano alimentar.

Conclusão

Dentre os fatores relacionados ao comprometimento à adesão ao tratamento não medicamentoso destaca-se a baixa escolaridade, não aceitação da doença, A adesão ao tratamento da DM2 não medicamentoso é essencial para minimizar as complicações decorrentes dos efeitos da DM2, pois ele é coadjuvante ao medicamentoso. É fundamental que ocorre o atendimento de forma interdisciplinar para viabilizar maior adesão.

Palavras Chave

DIABETES MELLITUS TIPO 2; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; SUS.

Área

Nutrição em doenças crônicas

Autores

FLAVIANE SILVA ALMEIDA, DANIELA CORREA FERREIRA, VIVIANE CRISTINA SALGADO DIAS