Dados do Trabalho
Título
ATUAÇAO DA EMTN NA EVOLUÇAO DO MONITORAMENTO NA ADMINISTRAÇAO DE DIETA ENTERAL
Introdução
A terapia nutricional enteral é uma terapêutica essencial para a recuperação e/ou manutenção do estado nutricional. Esta pode ser interrompida por inúmeros fatores que comprometem a sua infusão. A EMTN (Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional) tem como desafio desenvolver meios de promover a administração da dieta enteral conforme sua prescrição, visando atingir as metas nutricionais para cada momento da internação.
Objetivos
Avaliar a evolução das ferramentas disponíveis para o monitoramento da administração de dieta enteral nos pacientes internados.
Método
Estudo prospectivo realizado entre 2016 e 2023, avaliando resultados da administração de dieta enteral em pacientes crônicos, críticos e na UTI pediátrica. Inicialmente os dados foram coletados no balanço hídrico e preenchidos em planilha de Excel, analisados por postos de internação. Em 2019 houve um aprimoramento da planilha, realizando análise por paciente. Realizada desde então análise em 2.934 pacientes crônicos, 1.761 críticos e 1.935 pediátricos, totalizando 6.630 pacientes até maio de 2023. Em 2021 foi criado o documento de prontuário Dieta Enteral, disponível à toda equipe multiprofissional para consulta da evolução diária do paciente. Monitora-se o volume prescrito, administrado, uso de módulos de proteína e os motivos de pausas. Posterior à utilização deste documento, foi criado um Painel, dentro do Painel de Indicadores da Instituição, que demonstra os resultados diariamente.
Resultados
Entre os pacientes pediátricos, em 2016 a adequação da prescrição foi 78,5%, evoluindo ao longo dos anos até 98,6% em 2023. Nos pacientes crônicos, a evolução foi de 69,1% para 84,4% e os críticos, de 75,5% para 88,9% em 2023. A adequação da oferta de proteína foi mantida entre os crônicos e aumentou 47% entre os críticos, atingindo a oferta desejada em 60% dos pacientes. A oferta de kcal se manteve em 48%.
Discussão
Observa-se que as ações de monitoramento ao longo do período analisado contribuíram para a evolução do processo, com a segurança dos dados promovendo o acesso à informação. Após implementação do indicador em 2017, houve aumento dos resultados em 13,7% nos adultos. De 2022 para 2023, a atuação multiprofissional através do monitoramento do Painel de Indicadores contribuiu para resultados acima da meta inicial de 80%, finalizando o período analisado com 86,65% entre os adultos. Conclusão:
Conclusão
A atuação multiprofissional no monitoramento da administração da dieta enteral foi fundamental no aprimoramento das ferramentas de análise e da segurança das informações. Por se tratar de um processo de grande impacto na recuperação do paciente, tornou possível atingir melhores resultados na administração do volume de dieta enteral prescrito.
Palavras Chave
Administração de dieta enteral, EMTN, monitoramento de dieta enteral, metas nutricionais, indicadores de qualidade.
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Autores
PATRICIA QUEIROZ GONÇALVES DOS SANTOS, FRANCISCO COUTINHO DE OLIVEIRA, PAULO GOES RIBEIRO