Dados do Trabalho
Título
RISCO E TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES COM LESÃO POR PRESSÃO
Introdução
o rastreamento do risco nutricional e a terapia nutricional (TN) são fatores importantes na redução das taxas de lesão por pressão (LP) no ambiente hospitalar.
Objetivos
avaliar o risco nutricional e identificar a terapia nutricional utilizada em pacientes com LP em um hospital universitário.
Método
estudo de caráter transversal, do tipo série de casos, com abordagem quantitativa, realizado entre fevereiro a setembro de 2022, com pacientes hospitalizados. Os dados foram coletados através de prontuários e entrevista direta a pacientes/acompanhantes. A ferramenta utilizada para determinar o risco nutricional foi a Nutritional Risk Screening (NRS-2002). O estudo teve aprovação ética, sob o número do CAEE 54978622.7.0000.8807. Os dados foram analisados no software IMB SPSS, versão 25. O nível de significância utilizado na decisão dos testes estatísticos foi de 5%.
Resultados
foram avaliados 37 pacientes, com idade média de 65 anos. O risco nutricional predominou em 81,1% da população. Quanto a TN, 45,9% receberam terapia nutricional oral 2-3 vezes ao dia, 27% terapia nutricional enteral (TNE), de características padrão ou especializadas e 8,1% receberam nutrição parenteral.
Conclusão
no grupo estudado detectou-se elevado risco nutricional e utilização de terapia nutricional oral nos pacientes avaliados, dados que apontam a importância nutricional no manejo dos pacientes com LP.
Palavras Chave
LESÃO POR PRESSÃO; RISCO NUTRICIONAL; TERAPIA NUTRICIONAL
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Instituições
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - HC/UFPE - Pernambuco - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE - Pernambuco - Brasil
Autores
THAÍS MANUELLA MORAES SANTOS, FERNANDA KÉSSIA RODRIGUES SOUZA ESCOTEIRO, GABRIELLA MARIA MACEDO RAMOS SILVA, ANDRESA MAYARA SILVA SANTOS, LIVIAN PEREIRA JACINTO SILVA, MARIA GORETTI PESSOA ARAUJO BURGOS