Dados do Trabalho
Título
IMPLEMENTAÇAO DO PROTOCOLO DE ABREVIAÇAO DE JEJUM EM PACIENTES INSERIDOS NO PROTOCOLO DE RECUPERAÇAO APRIMORADA
Introdução
O jejum prolongado pode ocasionar diminuição nos níveis de insulina e aumento dos níveis de glucagon, ocasionando esgotamento das reservas de glicogênio e iniciando o processo de utilização de proteína muscular. A abreviação de jejum é um método utilizado em protocolos de recuperação aprimorada como “Enhanced Recovery After Surgery”- ERAS e “Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória” -ACERTO pela sua atuação na redução da resposta inflamatória, tempo de internação, complicações pós-operatórias e preservação de massa muscular dos paciente submetidos a procedimentos cirúrgicos.
Objetivos
Avaliar a oferta de suplemento de abreviação de jejum no pré-operatório de pacientes inseridos em protocolo de recuperação aprimorada de um hospital privado da cidade de São Paulo.
Método
Trata-se de um estudo retrospectivo realizado com dados de prontuário de pacientes, ambos os sexos, maiores que 18 anos, inseridos no protocolo de recuperação aprimorada para realização de procedimento cirúrgico eletivo nas especialidades de urologia, ginecologia, ortopedia, colorretal e gastroplastia, no ano de 2022. Foram analisados a prescrição e o consumo da abreviação de jejum, composta por módulo de carboidrato, pelos pacientes.
Resultados
A amostra foi composta por 398 pacientes, dos quais aproximadamente 66% (n=264) receberam a abreviação em até 2h antes do procedimento. Não realizaram abreviação de jejum 33% dos pacientes (n=134), sendo observado dentre principais motivos para não prescrição, a alteração da data do agendamento cirúrgico, o tempo hábil para consumo do suplemento (internação próxima ao procedimento), antecipação do horário da cirurgia e a não comunicação efetiva entre as equipes. Não foi observado recusa dos pacientes em consumir a abreviação de jejum.
Discussão
Foi observado parcial adesão ao protocolo de abreviação de jejum, não sendo observado recusa pelo paciente da suplementação. Como um processo de implementação, a análise dos dados possibilitou melhor entendimento dos motivos de não adesão ao protocolo, possibilitando a melhoria contínua do processo assistencial e o planejamento de novas ações que impactem na melhora da adesão ao protocolo, como reorientação das equipes envolvidas sobre os benefícios da abreviação de jejum e melhor planejamento da agenda cirúrgica.
Conclusão
Visto importância da abreviação de jejum na condição clínica do paciente e na redução do tempo de internação, estudos nessa linha podem colaborar para o desenvolvimento de novas estratégias para melhorar adesão ao protocolo de abreviação de jejum. A análise dos dados apresentados auxiliou para que se desse início em melhorias do protocolo da instituição para melhorar adesão de forma estruturada e consistente.
Palavras Chave
TERAPIA NUTRICIONAL; ABREVIAÇÃO DE JEJUM; RECUPERAÇÃO APRIMORADA
Área
Nutrição no perioperatório
Instituições
HOSPITAL 9 DE JULHO - São Paulo - Brasil
Autores
CAMILA KAMLA MARTINATTI, GLEICY KELLY DO CARMO SILVA, BIANCA MASSARO, DANIEL CAMPOS TENÓRIO