Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇAO DOS PROFISSIONAIS DA AREA HOSPITALAR QUANTO ALIMENTAÇAO E NUTRIÇAO EM PACIENTES SOB CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

Os cuidados paliativos (CP) são a abordagem a qual promove qualidade de vida aos pacientes e seus familiares através da promoção e alívio de sofrimento. A alimentação nesses cuidados visa priorizar o conforto emocional por meio de alimentos e bebidas atrelados a sentidos e significados que permeiam gerações. Escolher entre instituir ou não, continuar ou retirar a alimentação desses pacientes causa reflexões nos profissionais de saúde sobre quais estratégias se deve adotar.

Objetivos

Compreender os valores e significados que a alimentação e nutrição dos pacientes sob CP atribuem nos profissionais da área hospitalar.

Método

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória descritiva. Realizaram-se individualmente entrevistas semiestruturadas audiogravadas guiadas por três perguntas. Selecionaram-se, através da técnica de amostragem por conveniência, dez entrevistados, um de cada área: médico, fonoaudiólogo, enfermeiro, copeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, capelão, farmacêutico e higienizador. Foram incluídos os profissionais atuantes no setor de oncologia após o preenchimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Profissionais atuantes em outros setores e aqueles que não preencheram e assinaram o TCLE foram excluídos. Os dados foram coletados entre os meses de junho e agosto de 2022 e utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin (1977) para a sua análise.

Resultados

Observou-se a singularidade dos participantes ao descreverem sobre o entendimento de CP, alinhando-se ao conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS). Reportaram que esses cuidados destinam-se aos pacientes em fase de terminalidade, sem perspectivas terapêuticas curativas, focalizado no controle de sintomas e conforto. Mencionaram as simbologias e significados que a alimentação resgata entre as pessoas, possibilitando memórias afetivas ao ingerir pequenas refeições, ao sentir o cheiro e o sabor da comida. Aos participantes, o adoecimento não diminui a importância da alimentação, porém vivenciaram sensações de angústias diante da sua ausência ou dificuldade para alimentar-se. A comunicação entre a equipe frente às situações desafiadoras contribuiu com a humanização do cuidado e prestar assistência através de uma escuta ativa com empatia e humildade pode facilitar o encontro terapêutico.

Conclusão

Os profissionais atuantes no setor de oncologia compreenderam os CP sob diversas formas, sendo que a sua rotina de trabalho e experiências conquistadas facilitam à essa assistência. A alimentação nesse cuidado pode proporcionar prazer, conforto e memória afetiva acima do atendimento das necessidades nutricionais sendo a comunicação protagonista de todo esse cuidado.

Palavras Chave

CUIDADOS PALIATIVOS; CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO; EQUIPE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE; BIOÉTICA

Área

Nutrição em pacientes com câncer

Instituições

Fundação Hospitalar de Blumenau - Santa Catarina - Brasil, Hospital Santa Catarina de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIA HELENA SCHUH, VIVIANE HENCKEL, FABIANA GLAUCE FRECH