Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO VOLUME PRESCRITO VERSUS VOLUME INFUNDIDO NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DE PACIENTES CRITICOS ADULTOS EM HOSPITAL DE REFERENCIA EM TRAUMA NA BAHIA.
Introdução
Pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) já são considerados sob risco nutricional pela criticidade da doença. A terapia nutricional enteral (TNE) é uma ferramenta essencial para manter o estado nutricional adequado e considerada a via preferencial neste perfil de pacientes. Um dos melhores indicadores de qualidade em terapia nutricional (IQTN) é a avaliação do volume prescrito versus volume infundido, o qual traz uma resposta da efetividade do acompanhamento nutricional, identificando possíveis dificuldades e falhas e adoção de medidas corretivas.
Objetivos
Avaliar a frequência de pacientes em uso de TNE em UTI recebendo volume infundido de dieta enteral acima de 80% do volume prescrito.
Método
Estudo transversal realizado entre Fevereiro a Maio de 2023 com dados coletados a partir dos registros diários dos nutricionistas e tabulados em planilhas de monitoramento de IQTN. Foram avaliados os volumes de dieta enteral infundidos nas 24 horas comparados com os volumes prescritos no dia. A meta estabelecida para esse indicador é volume infundido de dieta acima de 80% do volume prescrito diário. Os resultados foram apresentados em valores percentuais com auxílio do programa LibreOffice (versão 1.1).
Resultados
A instituição onde o estudo foi realizado possui três UTIs de referência em trauma e neurocirurgia, sendo uma delas com oito (8) leitos e as outras duas com vinte (20) leitos cada, gerando um total de 48 leitos. A partir da análise dos dados, a média diária de pacientes em TNE nas UTIs foi 26,57 (55,36%). Dos pacientes que receberam TNE, 72% em média geral diária atingiram acima de 80% da meta de volume prescrito, variando entre 67%, 76% e 74%. A UTI com menor número de leitos (8) foi a que apresentou menor percentual médio de adequação do volume infundido versus prescrito (67%), estando abaixo de 70% durante os quatro meses de acompanhamento. A meta encontrada na literatura para este IQTN é bastante variável, de 70 a 90% para o alcance de volume infundido acima de 70% do prescrito.
Conclusão
A avaliação do volume prescrito versus volume infundido é considerada um dos melhores IQTN na literatura. No período analisado, é possível afirmar que a maioria dos pacientes críticos adultos em uso de TNE nesta instituição receberam infusão adequada da dieta enteral prescrita. Em uma das UTIs, com menor número de leitos, a meta estabelecida não foi alcançada, demonstrando necessidade de maior capacitação da equipe para a importância da TNE nos doentes críticos.
Palavras Chave
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; TERAPIA NUTRICIONAL; VOLUME INFUNDIDO; VOLUME PRESCRITO; INDICADOR DE QUALIDADE.
Área
Nutrição em UTI
Instituições
Hospital Geral do Estado - Bahia - Brasil
Autores
CECILIA FRAGA SANTOS LEMOS, LAIS BITENCOURT DA COSTA, DANIEL VELOSO DOS SANTOS, CRISTIANE ASSIS DE PAULA, LUCIANA TEIXEIRA HIGINO, SANDRA REGINA COSTA SOUZA