Dados do Trabalho
Título
ANALISE COMPARATIVA DO DESMAME DA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL NO PERIODO DA PANDEMIA (COVID 19) VERSUS O CENARIO HABITUAL DE UM HOSPITAL PARTICULAR DE MACEIO/AL
Introdução
A terapia nutricional é uma importante aliada no tratamento de pacientes, por permitir uma oferta individualizada de energia e nutrientes, impedindo o desenvolvimento da desnutrição. Em pacientes graves com diagnóstico de COVID-19 submetidos à ventilação mecânica a Nutrição Enteral(NE) é a via mais indicada. Para o sucesso desta terapia é importante que sua rotina seja monitorada oferecendo cuidado especializado. Uma vez que o paciente em TNE apresente condições de receber dieta/ hidratação por via oral, é recomendado que se dê início ao protocolo de desmame, o qual visa minimizar o desgaste nutricional. O processo de desmame está associado à reintrodução alimentar gradual e deve ser realizado em consenso com a equipe multiprofissional(nutricionista,médico,fonoaudiólogo,enfermeiro e técnicos de enfermagem), avaliando a segurança da deglutição, função gastrointestinal e as necessidades nutricionais.
Objetivos
Demonstrar o quantitativo de desmame da terapia nutricional enteral de pacientes assistidos no período da pandemia versus cenário habitual em um hospital privado.
Método
Trata-se de um estudo de caráter descritivo e retrospectivo, ocorrido no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022, em consonância com o protocolo de desmame da terapia nutricional enteral, realizado no Hospital particular, em Maceió/AL.
Resultados
No período de janeiro a dezembro de 2021, 390 pacientes iniciaram a terapia nutricional enteral. Destes, 170 pacientes entraram como critério de exclusão do indicador de desmame da terapia nutricional aplicado nesta unidade hospitalar: óbito(n125), transferência externa(n45). De 220 pacientes considerados elegíveis para o desmame, o percentual de desmame atingiu 47%(n103), e 53%(n117) deve-se aos pacientes que não conseguiram realizar o desmame da sonda enteral, tendo como motivos a alta hospitalar com sonda enteral para domicilio, alguns com continuidade da assistência domiciliar pelo home care. Em 2022 foi elaborada nova revisão do indicador de desmame da terapia nutricional no protocolo de terapia nutricional enteral, sendo acrescentado um critério de exclusão: paciente com patologias de base que impossibilitam o desmame enteral como a disfagia e doença neurológica irreversível. No período de janeiro a dezembro de 2022, 307 pacientes iniciaram a terapia nutricional enteral. Destes, 128 pacientes foram classificados como não elegíveis. Sendo, 81óbito, 23 transferência externa e 24 pacientes com doença de base. De 179 pacientes considerados elegíveis o percentual de desmame atingiu 55%(n 99).
Conclusão
A partir da coleta e análise do estudo apresentado por esse comparativo, foi possível evidenciar que apesar do aumento de início da terapia nutricional enteral durante o ano mais crítico da pandemia (2021) para este hospital particular de Maceió/al, houve um percentual de desmame menor, tendo em vista do aumento de óbitos e transferências externas neste período, ocasionada pela covid-19.
Palavras Chave
DESMAME/TNE/COVID
Área
Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)
Instituições
unimed maceio - Alagoas - Brasil
Autores
THAYSE RODRIGUES BATISTA OLIVEIRA, FABRICIA COSTA BARBOSA, LUCINEIDE ELIZIARIO, ELIEL JOSE MORAES, MARIA ERIGLEIDE BEZERRA SILVA