Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

MENSURAÇAO DA ESPESSURA DO MUSCULO QUADRICEPS FEMORAL COMO UMA AVALIAÇAO DO ESTADO NUTRICIONAL DO PACIENTE CRITICO: RELATO DE CASO

Introdução

A identificação precoce das alterações morfológicas da musculatura periférica de pacientes críticos pode ser monitorada pela ultrassonografia de quadríceps.

Objetivos

Apresentar o relato de caso de um paciente crítico onde a técnica do ultrassom de quadríceps femoral foi utilizada como nova ferramenta de avaliação do estado nutricional.

Método

Os dados foram coletados do prontuário de um paciente internado num hospital particular do estado de São Paulo. Foram realizadas três mensurações do quadríceps direito com ultrassom e transdutor linear multifrequencial de 5 – 13MHz em posição supina com joelhos estendidos e extraído a média das mensurações. A monitorização foi realizada no intervalo de sete dias durante a internação hospitalar. Os valores das medidas do músculo foram comparados semanalmente com o estado nutricional do paciente.

Resultados

Paciente vítima de acidente doméstico com queimadura extensa por explosão de churrasqueira com etanol. Apresentou 65% de superfície corporal queimada de 2° e 3° grau em regiões cefálica, pescoço, membros superiores, tronco, abdômen e membros inferiores. Teve perda de peso total de 20kg. Nas primeiras 48 horas após intubação orotraqueal iniciou-se a avaliação muscular do quadríceps como forma de acompanhamento da massa muscular corporal e do estado nutricional do paciente. Observamos uma perda de massa muscular de 7% na primeira semana (Figura1) seguida de 50% para a segunda semana, sendo considerado um paciente extremamente catabólico. Na sétima avaliação o paciente apresentou perda muscular de 68% em comparação a medida base-line (Tabela1). No 61° dia após o acidente, se iniciou o processo de reabilitação fisio-motora, reposição hormonal oxandrolona para anabolismo, suplementação proteica em níveis de reabilitação e suplementação de glutamina. O acompanhamento muscular com o ultrassom possibilitou a adequação dos cálculos de oferta proteica diária atingindo 2,5 gramos de proteína por kilo/dia, o que promoveu a recuperação de 59% da massa muscular corporal.

Conclusão

A medida do musculo quadríceps pode proporcionar um acompanhamento objetivo da efetividade da terapia nutricional, em substituição a outras ferramentas limitadas neste cenário como por exemplo o peso e o IMC.

Palavras Chave

ULTRASSONOGRAFIA; MÚSCULO QUADRÍCEPS; COMPOSIÇÃO CORPORAL; PACIENTE CRÍTICO.

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

Hospital São Camilo - São Paulo - Brasil

Autores

LUCIANA FIORELLA SANTILLÁN VILCHEZ, ANA CAROLINA MORAES DA SILVA PRADO