Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE INTERNAÇÃO E O DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL DE PACIENTES ADULTOS E IDOSOS HOSPITALIZADOS
Introdução
A desnutrição hospitalar é ainda uma condição prevalente. Tal condição acarreta implicações clínicas que acometem a função imunológica, cicatrização e diminuição de capacidade cognitiva, ocasionando aumento na morbidade, influenciando na duração e frequência das internações, e desse modo, elevando os custos de hospitalização. Assim, ao conhecer as consequências da desnutrição hospitalar, destaca-se a relevância do processo de triagem e avaliação nutricional, utilizando métodos efetivos, validados e com boa aplicabilidade.
Objetivos
O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação entre diagnóstico nutricional, dado pelo critério GLIM, e tempo de permanência hospitalar em um hospital de Viçosa – MG.
Método
Foram abordados pacientes adultos e idosos nas primeiras 48h de internação. Para a classificação pelo GLIM os critérios fenotípicos coletados foram: peso, estatura, índice de massa corporal, circunferência da panturrilha; força de preensão palmar, por meio de dinamometria, e informação sobre perda de peso dada pelo paciente. Para os critérios etiológicos, foram coletados dos prontuários: informações sobre a doença, indicadores de inflamação (PCR e albumina), além de sintomas gastrointestinais; a ingestão alimentar foi coletada por meio do R24h. O tempo de internação foi calculado subtraindo a data da alta hospitalar da data de internação. A distribuição dos dados foi avaliada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. A comparação entre grupos foi feita pelo Teste de Student para variáveis com distribuição normal e Teste de Mann-Whitney para aquelas com distribuição não normal. Para todas as análises foi adotado como nível de significância p<0,05.
Resultados
A amostra foi constituída por 41 participantes, com maioria do sexo masculino com média de 66,4 ±15,9 anos. Foi observada associação entre desnutrição e tempo de internação (TI) (p < 0,012). A mediana de TI do grupo desnutridos (7; 2-27), foi superior à do grupo não desnutridos (4;1-19). Adicionalmente, o maior TI foi significativamente associado à gravidade da desnutrição (p < 0,011). Foi demonstrado que a mediana de TI dos indivíduos desnutridos graves (15; 2-26) e desnutridos moderados (7; 4-27), foi maior que a mediana dos indivíduos classificados como não desnutridos (4; 1-19).
Conclusão
Observou-se que o diagnóstico de desnutrição, dado pelo Critério GLIM, estava associado ao maior TI. Ainda, foi demonstrado que a gravidade da desnutrição também influencia o tempo de internação. Assim, os indivíduos com desnutrição grave apresentaram maior tempo de permanência hospitalar, gerando maiores custos ao hospital
Palavras Chave
Diagnóstico nutricional, desnutrição, critério GLIM, tempo de internação
Área
Avaliação Nutricional
Instituições
Hospital São João Batista - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil
Autores
NATÁLIA CRISTINA WERKHAIZER, CARLA IAMIM GOMIDE, SARAH APARECIDA VIEIRA RIBEIRO, SOLANGE SILVEIRA PEREIRA