Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Convidado


DAN L. WAITZBERG

DAN L. WAITZBERG

SAO PAULO / SP

DAN LINETZKY WAITZBERG, MD, PHD

DEPARTAMENTO DE GASTROENTEROLOGIA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

GANEP - NUTRIÇÃO HUMANA

SÃO PAULO, SÃO PAULO, BRASIL

 

Dr. Waitzberg é um cirurgião gastrointestinal, gastroenterologista e nutrologista. Formou-se em medicina pela universidade de São Paulo (FMUSP), Brasil em 1974 e completou sua residência em cirurgia no Hospital das Clínicas, da mesma universidade, em São Paulo em 1977. O Dr. Waitzberg obteve seu mestrado e doutorado em cirurgia pela Universidade de São Paulo, onde também tornou-se professor associado do Departamento de Gastroenterologia em 1991.

Dr. Waitzberg é Diretor do Ambulatório de Síndrome do Intestino Curto, Diretor Clínico do Serviço de Nutrição, Fundador e Diretor da Residência de Nutrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além disso, é Diretor do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Nutrição em Cirurgia Digestiva da FMUSP com pesquisa clínica e experimental e fundador e Diretor do GANEP - Nutrição Humana (www.ganep.com.br) desde 1981. No GANEP, desenvolveu diversos programas educacionais em nutrição clínica presencial e online (www.ganepeducacao.com.br), incluindo a Conferência Anual Ganepão (www.ganepao.com.br). Além disto, é chefe da equipe de suporte nutricional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Hospital Santa Catarina. É diretor científico do portal educacional gratuito de nutrição clínica para profissionais da saúde (www.nutritotal.com.br) desde 1991, com 65 mil usuários cadastrados. A sua principal área de investigação é a nutrição clínica e experimental, com especial interesse em inflamação, microbiota, biologia molecular e terapia entérica e parentérica, particularmente imunonutrição entérica e parentérica, no contexto da desnutrição, cirurgia, obesidade, cirurgia bariátrica e cancro.

Ele é membro de várias sociedades de nutrição clínica em todo o mundo. Em 2015, ele teve a honra de proferir a prestigiada palestra de Jonathan Rhoads na ASPEN Nutrition Week. Ele atua como editor associado e membro de vários conselhos editoriais e publicou mais de 190 artigos em periódicos revisados ​​por pares, mais de 450 capítulos de livros e 18 livros.

Imprimir

Atividades

Voltar