Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

PROMOVI


A SBNPE-BRASPEN convida a todos em participar de mais uma ação PROMOVI – projeto movimento do idosos. Este projeto, também conhecido como Ação Geriátrica da Comunidade, é um projeto social que iniciou em 2015 durante o congresso SBNPE em Brasília e desde então é realizado em cada ano de congresso. Em 2016 foi também um projeto dentre o congresso Latino Americano de terapia nutricional – FELANPE, que ocorreu no Brasil em Florianópolis no ano de 2016. Já se completaram cinco ações e até o momento avaliamos um total de 542 pessoas de 60 anos e mais.

Um envelhecimento saudável contempla muitos fatores tais como a alimentação, autonomia para a realização das atividades, capacidade funcional, entre outros. Com o objetivo de realizar triagem nutricional, de disfagia, risco para sarcopenia e fornecer orientações básicas sobre a adequada forma de manutenção da saúde dos idosos da comunidade local de Campinas, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE -BRASPEN) em parceria com a ONG mãe Maria Rosa, promovem no sábado dia 28/10/23, das 8h às 17h, uma avaliação gratuita para atendimento aos idosos, com o apoio das UNICAMP, secretaria de saúde e prefeitura de Campinas.

O objetivo deste projeto é avaliar pessoas de 60 anos e mais para detectar aqueles que estão em risco nutricional, risco de sarcopenia e de disfagia, e assim auxiliar na prevenção da fragilidade e perda de funcionalidade para promover um envelhecimento saudável e ativo. Dentre a ação orientamos aqueles em risco a procurar a unidade de saúde e dar continuidade aos cuidados e realização do diagnóstico, bem como orientamos sobre a alimentação saudável com prioridade para ingestão maior de proteínas e realização de atividade física.

Temos além das parcerias de universidades, secretarias de saúde e prefeituras, empresas do setor privado como indústria, academias, convênios e outros, a depender da cidade realizada. No último congresso foi liberado um espaço para estes colaboradores e patrocinadores com um local para trazer seus produtos e distribuir amostras, permitir degustação e responder dúvidas dos usuários.

Contamos com você!