Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DA CULTURA DE NOTIFICAÇOES NA REDUÇAO DE NAO CONFORMIDADES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL EM PACIENTES CRITICOS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Introdução

A via alimentar oral em pacientes críticos muitas vezes encontra-se inviabilizada, sendo necessário iniciar a terapia nutricional enteral (TNE), pensando na prevenção da desnutrição hospitalar, redução do tempo de internação, tempo de ventilação mecânica e redução do número de infecções, garantindo uma reabilitação mais eficaz. A TNE é interrompida por diversos fatores, sendo eles causas evitáveis. Assim, a implantação da cultura de notificações na melhoria dos processos na TNE visa minimizar o impacto no estado nutricional do paciente crítico.

Objetivos

Demonstrar a relevância e importância das notificações na visilidade das divergências e não conformidades encontradas na terapia nutricional enteral de pacientes críticos em um hospital de alta complexidade.

Método

As nutricionistas da equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN), classificaram os pacientes que estavam em TNE como nível de assistência nutricional terciário com visita diária. Foram avaliados os itens de monitoramento e não conformidades dos pacientes em terapia nutricional enteral através de um formulário entre os meses de fevereiro a maio de 2023. Dentre os itens avaliados, estão: dirvergência de vazão de dieta enteral prescrita e encontrada e dieta e equipo de dieta enteral sem identificação. Diante das não conformidades encontradas, a nutricionista assistente notifica o setor e adota medidas para correção., além disso, levanta questionamentos à equipe assistencial, bucando compreender os motivos por trás das não conformidades.

Resultados

Observou-se um aumento do número de notificações ao longo dos meses, no qual, em fevereiro foram registrados 8 divergências de vazões, aumentando para 20 notificações nos meses de abril e maio. Em relação ao número de notificações de dietas enterais sem identificação, observou-se aumento no número de notificações. A percepção da importância das notificação pela equipe de nutrição gerou o aumento no número de notificações nos itens de monitoramento. Para isso, a equipe de nutrição trabalhou em conjuto com a equipe assistencial implementando medidas corretivas, com desenvolvimento de planos de ações como a passagem de plantão diária entre a equipe de nutrição e enfermagem, com o objetivo de confirmar as vazões prescritas e ajustar eventuais discrepâncias de forma precoce. Além disso, a equipe de nutrição passou a preencher as etiquetas de identificação da dieta enteral, com as informações de identificação do paciente, nome da dieta utilizada, vazão prescrita, facilitando a visualização da conduta pelo técnico de enfermagem.

Discussão

Conclusão

A cultura de notificação de não conformidades em pacientes em TNE de forma precoce, permite traçar uma pronta intervenção, propiciando melhoria nos processos dos pacientes em terapia nutricional enteral e assim contribuir para otimização do cuidado nutricional neste paciente crítico e consequentimente menor impacto no estado nutricional

Palavras Chave

TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL; NOTIFICAÇÃO; PACIENTE CRÍTICO

Área

Nutrição em UTI

Instituições

Mederi Saúde - Paraíba - Brasil

Autores

KARLA THUANY DE OLIVEIRA SANTOS, CECILIA PIMENTEL DE ALMEIDA FELISMINO DA SILVA, PRISCYLLA MAYARA GOMES