Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA DETERMINADO POR BIOIMPEDÂNCIA, ULTRASSSOM E DOBRAS CUTÂNEAS EM ALUNOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO PRIVADO DE BELO HORIZONTE

Introdução

A avaliação da composição corporal é importante para o diagnóstico nutricional e acompanhamento de intervenções dietéticas. Nesse contexto, o método considerado padrão ouro é a absorção de raio x de dupla energia (DEXA). Porém, esse método possui custo elevado e não é acessível para prática clínica. Dessa forma, métodos mais acessíveis, como a avaliação de dobras cutâneas (DC), a bioimpedância (BIA) e, recentemente, o ultrassom (US) portátil têm sido utilizados.

Objetivos

Comparar o percentual de gordura dos alunos de um centro universitário privado por meio dos métodos US, DC e BIA.

Método

Foram realizadas as medidas de peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e determinação do percentual de gordura pelos métodos DC, BIA e US. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 13,0. O teste estatístico ANOVA foi utilizado para comparar o percentual de gordura obtido por cada método. Foi considerado como significância estatística um valor p <0,05.

Resultados

Foram avaliados 20 indivíduos, 70% (n=14) do sexo feminino e 30% (n=6) do sexo masculino, com idade média de 30,25 ± 7,69 anos. Em relação a atividade física, 75% (n=15) relataram praticar, em média 4,33 ± 1,3 vezes na semana, sendo a musculação a atividade praticada por 73,3% (n=11) dos indivíduos. Quanto a avaliação pelo IMC, 5% (n=1) foram classificados como baixo peso, 55% (n=11) como eutrófico e 40% (n=8) como sobrepeso. O percentual de gordura médio foi de 25,65% ± 7,52 medido pelo US, 20,46% ± 6,48 medido por DC e 32,56% ± 8,28 medido pela BIA. Não houve diferença significativa no percentual de gordura determinado por US e DC (p=0,194). Porém, os valores medidos por BIA, foram significativamente mais elevados que os medidos por US (p=0,007) e DC (p<0,001).

Discussão

No presente estudo, observa-se que a BIA superestimou significativamente o percentual de gordura, quando comparado ao US e DC. BIA e DC são técnicas muito utilizadas devido à fácil realização e baixo custo, porém, o tipo de equipamento e uso de protocolo inadequados podem ocasionar erros de medidas. No que se refere ao US, estudos demostraram boa correlação com o DEXA, tomografia e ressonância, podendo ser uma técnica promissora na determinação da composição corporal.

Conclusão

O percentual de gordura determinado por US não apresentou diferença significativa quando comparado ao medido por DC. Já o percentual de gordura determinado pela BIA foi significativamente mais elevado que o medido por DC e US.

Palavras Chave

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL; COMPOSIÇÃO CORPORAL; PERCENTUAL DE GORDURA

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

PETER VITOR HUGO DA SILVA, JÉSSICA ARAUJO DIAS, MARIANA NICOLE INOCÊNCIO SANTOS, LEONARDO AURÉLIO EVARISTO, WELTON GOMES DE PAULA, ALINE STANGHERLIN MARTINS