Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ADAPTAÇAO DE TRIAGEM NUTRICIONAL PARA O PUERPERIO IMEDIATO: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A utilização da triagem nutricional no puerpério imediato surge da necessidade de padronização da sistematização do cuidado nutricional, considerando sua importância na atenção quanto ao risco nutricional do binômio e determinação do nível de assistência nutricional (NAN). Com aplicação dessa ferramenta, busca-se aperfeiçoar a atuação do nutricionista na avaliação individualizada da mãe e do recém-nascido em cada nível da assistência.

Objetivos

Relatar a experiência de nutricionistas na adaptação de uma triagem nutricional no puerpério imediato para um hospital universitário, localizado em Santa Cruz/RN.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência das nutricionistas na formulação e aplicação da triagem nutricional, precedido de uma revisão de literatura nas principais bases de dados em saúde. A partir disso, a triagem nutricional foi construída com base nas ferramentas validadas LATCH (1994), um dos instrumentos mais utilizados na prática clínica para avaliação das técnicas de amamentação, e a Nutritional Risk Screening - NRS (2002), sendo no Brasil, o método de rastreamento de risco nutricional mais indicado para paciente hospitalizado. Sua elaboração adaptada foi proposta para ser aplicada durante a admissão de puérperas no setor da obstetrícia, especificamente no Pré-parto, Parto e Puerpério (PPP) e Alojamento Conjunto (AC) do hospital.

Resultados

O produto desde trabalho gerou a ferramenta de triagem nutricional composta por 3 etapas de aplicação, sendo a 1° e 2° direcionadas à classificação do risco nutricional da puérpera, incluindo dados pré-gestacional, ganho de peso gestacional, estado nutricional atual e presença de comorbidades. Já a 3° etapa é direcionada à classificação do risco de Aleitamento Materno Misto (AMM), buscando avaliar o aleitamento materno nas primeiras 48 horas pós-parto e detectar as dificuldades enfrentadas pelo binômio. Assim, a adaptação do documento foi importante para a formulação da triagem adequada à realidade do público atendido no hospital, contribuindo para identificação do risco nutricional do binômio mãe-bebê e favorecendo a qualidade da assistência nutricional e acompanhamento efetivo dos pacientes. Além disso, tem auxiliado a prática do profissional nutricionista na estratificação de Nível de Risco Nutricional (NAN), priorizando os pacientes de acordo com a necessidade de cuidados dietéticos: primário, secundário ou terciário, no qual, aqueles pacientes com maior risco são priorizados dentro da rotina de assistência hospitalar.

Discussão

Conclusão

A elaboração da triagem nutricional adaptada à realidade da instituição colabora para identificação do risco nutricional de recém-nascidos e puérperas, na promoção do atendimento qualificado e contínuo, favorecendo a atuação nutricional direcionada de acordo com o NAN.

Palavras Chave

Período Pós-Parto; Aleitamento Materno; Saúde Materno-Infantil.

Área

Avaliação Nutricional

Autores

RUTY EULÁLIA MEDEIROS EUFRÁSIO, WALESKA ARAÚJO NASCIMENTO, VALNISE RAMOS SANTOS OLIVEIRA, PRISCILA NUNES COSTA, AMANDA GABRIELA ARAÚJO SILVA, BYANCA RODRIGUES CARNEIRO, LISANDRA MIKAELY BARBOZA SILVA, SORAYA HELENA PENHA NASCIMENTO