Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DESCRITIVA DO ESTADO NUTRICIONAL E A INCIDENCIA DE LESAO POR PRESSAO EM IDOSOS COM NUTRIÇAO ENTERAL

Introdução

A lesão por pressão (LP) é caracterizada por danos aos tecidos, onde os riscos para maior desenvolvimento podem estar relacionados ao estado nutricional, ingestão calórico/proteica em déficit tanto por via oral ou por via de terapia nutricional enteral (TNE). Há maior predominância de incidência de lesão devido aos fatores crônicos e degradação do estado nutricional que esses pacientes já carregam consigo. A lesão instalada leva ao paciente a um maior tempo de internação, gerando maiores custos para a instituição, além dos desconfortos físicos e emocionais que envolvem os pacientes e familiares.

Objetivos

Avaliar a incidência de LP concomitante ao seu estado nutricional e uso de TNE.

Método

Estudo transversal retrospectivo realizado com pacientes internados em um hospital privado na cidade de São Paulo. Foram avaliados pacientes de ambos os sexos em uso de TNE, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2022. A coleta de dados aconteceu por via do indicador de TNE, onde os pacientes foram divididos por estado nutricional, risco de abertura e presença de LP.

Resultados

Foram avaliados um total de 380 pacientes e foi possível observar que entre os pacientes desnutridos (n = 163), 36% apresentavam LP ativas, mesmo percentual encontrado para os pacientes eutróficos (n = 124) e com sobrepeso (n = 42). Em relação aos pacientes com obesidade (n = 51) foi possível observar que 14% deles possuíam LP abertas. Quando avaliados os pacientes com risco de LP, foi encontrada proporção semelhante entre os pacientes com lesões ativas, sendo que, os desnutridos, eutróficos e com sobrepeso apresentaram 64% de risco para abertura de lesão. Já para os pacientes com obesidade, o risco foi de 86%.

Discussão

Conclusão

A incidência de LP ativa foi semelhante entre os pacientes idosos diagnosticados com desnutrição e sobrepeso. Os dados obtidos corroboram com referências bibliográficas que apontam para maiores riscos de LP entre grupos de desnutridos e com obesidade visto que, na análise atual os idosos desnutridos são majoritários na amostra, e sugere-se que os pacientes com obesidade apresentam maior risco de aparecimento de LP.

Palavras Chave

LESÃO POR PRESSÃO; TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL; IDOSOS; DESNUTRIÇÃO; OBESIDADE; CICATRIZAÇÃO; HOSPITAL PRIVADO;

Área

Nutrição em UTI

Instituições

Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE TOMAZ PAIVA, ANDERSON HIROSHI YOKOTA, VANESSA VITAL COSTA AGUIAR, ALESSANDRA APARECIDA SOUZA CASTRO, MAYARA SANTOS SOUZA, PATRICIA RAMOS, PATRICIA CARINE TEIXEIRA, PRISCILA BEATRIZ GOMES BEZERRA