Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

SARCOPENIA EM IDOSOS COM DOENÇA RENAL CRONICA EM DIALISE PERITONEAL AUTOMATIZADA

Introdução

A sarcopenia é uma doença caracterizada pela redução de força muscular associada à diminuição de massa e/ou função muscular. O idoso possui maior risco para o desenvolvimento desta condição, principalmente entre os que convivem com doenças crônicas não transmissíveis, como a doença renal crônica em diálise peritoneal automatizada (DPA). Neste método dialítico, fatores como as perdas proteicas pelo dialisato e a redução na ingestão alimentar estimulada pela absorção contínua de glicose associada à pressão intraperitoneal, contribuem para a depleção muscular em pacientes adeptos ao método. Desta forma, o rastreio e o diagnóstico de sarcopenia nesta população mostram-se necessários, visando possibilitar o manejo adequado desta condição.

Objetivos

Avaliar o risco e o diagnóstico de sarcopenia em idosos com doença renal crônica em DPA atendidos em um hospital de São Paulo.

Método

Trata-se de um estudo transversal realizado no ambulatório multiprofissional de DPA no mês de janeiro de 2023. A amostra obtida foi por conveniência e incluiu-se pacientes idosos,em DPA atendidos pela equipe de Nutrição e Fisioterapia. O critério de exclusão foi a ausência de condições clínicas para realização das avaliações ou a recusa. A triagem do risco de sarcopenia foi realizada através do Simple Five-Item Questionnaire (SARC-F) e o diagnóstico confirmado através da aferição da circunferência da panturrilha (CP) e da força de preensão palmar (FPP), bem como a determinação da gravidade através do Timed Up and Go (TUG).

Resultados

A amostra foi constituída por 28 idosos, com idade média de 74,7 anos, sendo 71,4% do sexo masculino. Observou-se que 46,4% demonstraram risco de sarcopenia (n=13), 35,7% obtiveram baixa força muscular (n=10) e 39,3% apresentaram depleção de massa muscular (n=11). A sarcopenia foi diagnosticada em 28,6% dos idosos (n=8), sendo todos considerados graves pela avaliação de funcionalidade pelo TUG.

Discussão

Conclusão

O risco de sarcopenia é uma condição prevalente em idosos em DPA. O diagnóstico de sarcopenia foi observado em 28,6% dos idosos avaliados, reforçando a necessidade do estabelecimento de protocolo de triagem, diagnóstico e intervenção da doença nesta população.

Palavras Chave

SARCOPENIA; DOENÇA RENAL CRÔNICA; DIÁLISE PERITONEAL; MASSA MUSCULAR; IDOSO

Área

Nutrição em doenças crônicas

Instituições

Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZA MARIA LIMA SILVA, RAFAELA MANI ALEIXO, RENATA GOUVEIA DANIEL, VIVIANE RODRIGUES MATHEUS, PAULO FELIPE RODRIGUES SANTOS, MAYARA SANTOS SOUZA, PATRICIA RAMOS