Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

OFERTA ENERGETICA GUIADA POR CALORIMETRIA INDIRETA EM PACIENTES ADULTOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PRIVADO NO RIO DE JANEIRO

Introdução

A calorimetria indireta (CI) é uma técnica que visa medir o gasto energético do paciente, avaliando a quantidade de calorias que o organismo consome para manter suas funções vitais. O uso em unidades de terapia intensiva (UTI) é fundamental visto que evitar subalimentação e superalimentação é um fator importante em pacientes críticos. Objetivo: Avaliar a oferta energética e a terapia nutricional através do uso da CI e comparar com as fórmulas de bolso utilizadas.

Objetivos

Avaliar a oferta energética e a terapia nutricional através do uso da CI e comparar com as fórmulas de bolso utilizadas.

Método

Estudo de coorte retrospectivo observacional com coleta e análise de dados de prontuário médico de pacientes internados na UTI de Janeiro de 2022 a Junho de 2023 com previsão de uso ventilação mecânica por mais de 7 dias. As necessidades energéticas foram guiadas pela CI nos primeiros 7 dias de UTI e as ofertas proteicas foram estimadas conforme o IMC de acordo com as diretrizes internacionais.

Resultados

Total de 24 pacientes adultos participaram desse estudo (55 ± 17 anos), 75% do sexo masculino e portadores de obesidade (42%; IMC:31,17 ± 9,4). Desses, 6 estavam sedados com propofol (25%) e 4 em diálise contínua (17%). A CI registrou média de 21 kcal/kg de peso atual (± 3,6) durante os 7 dias da doença critica. A média de calorias e proteínas recebidas foram respectivamente de 16 ± 6,1 kcal/kg de peso atual (80% de adequação) e 1,4 ± 0,3 g/kg peso ideal (89% de adequação). O tempo médio de permanência na UTI foi de 21±14,6 dias. Não houve correlação entre oferta calórica e proteica e tempo de permanência na UTI e mortalidade e não houve diferença significativa entre a oferta energética registrada pela CI e as fórmulas de bolso (pvalor: 0,27).

Discussão

Conclusão

A combinação da calorimetria indireta com a terapia nutricional em pacientes críticos é fundamental para garantir a oferta adequada de calorias e nutrientes.

Palavras Chave

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; CALORIMETRIA INDIRETA; TERAPIA NUTRICIONAL; PACIENTE CRITICO

Área

Nutrição em UTI

Autores

VIVIANNE MAGALHAES LUDTKE, GUSTAVO GOUVEIA DE FREITAS , CAITO PETRONI LEMES , JANAINA ANDREANI VALADARES, FERNANDO DE ANDRADE CALDAS, PAMELLA DA SILVA PEREIRA, LUCIANA VIEIRA NEVES