Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ESTADO NUTRICIONAL E INSEGURANÇA ALIMENTAR EM PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS

Introdução

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é originada pela infecção provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. Os indivíduos acometidos por este agravo cursam com inúmeras repercussões no seu estado nutricional, seja devido à própria infecção, efeitos colaterais da terapia antiretroviral e também condições sociais, ambientais e econômicas em que se encontram. Associado as alterações no estado nutricional, tem-se que esse grupo possui alta vulnerabilidade para a insegurança alimentar e nutricional. Essa situação na presença do HIV afeta negativamente a condição de vida e de saúde das pessoas.

Objetivos

Avaliar o estado nutricional e a insegurança alimentar de pessoas que vivem com HIV/AIDS acompanhadas em um hospital Escola.

Método

Trata-se de um estudo transversal, realizado entre maio e dezembro de 2022, com pacientes de idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos portadores de HIV/AIDS, acompanhados no ambulatório de infectologia (Hospital Dia), localizado em Recife-PE. As variáveis analisadas foram: idade, sexo e índice de massa corporal. A insegurança alimentar foi avaliada pela Escala Brasileira de Medida da Insegurança Alimentar. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética obtendo CAAE: 54328621.1.3001.5201 e número do parecer: 5.371.834. As análises dos dados foram realizadas no software SPSS 13.0.

Resultados

A amostra foi composta por 285 participantes, com média de idade de 41,76 ± 11,32 anos, sendo a maioria do sexo feminino (62,1%). Referente ao estado nutricional, 59,3% dos participantes apresentaram excesso de peso, seguido de 35,4% eutrofia e 5,3% desnutrição. Os pacientes apresentaram 68% de insegurança alimentar, sendo 31,2% leve, 18,6% moderada e 18,2% grave.

Discussão

Conclusão

As pessoas que vivem com HIV/AIDS apresentam elevado percentual de insegurança alimentar. Portanto, frente aos inúmeros riscos que esse grupo está exposto, recomenda-se o monitoramento da sua segurança alimentar, visando identificar se existe a oferta adequada de alimentos e nutrientes de forma qualitativa e quantitativa, sem comprometer suas demais necessidades.

Palavras Chave

HIV; SEGURANÇA ALIMENTAR; ESTADO NUTRICIONAL.

Área

Avaliação Nutricional

Instituições

Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil

Autores

PAOLA FRASSINETTE DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE SILVA, ANDRIELLY GOMES SILVA, LETYCIA PARAISO BRANDAO MIRANDA, KELDLAYNE ELLEN LEITE, JULIANA SOUZA OLIVEIRA, VANESSA SA LEAL