Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA SUPLEMENTAÇAO NUTRICIONAL ORAL ESPECIALIZADA NO CONTROLE GLICEMICO DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: UM RELATO DE CASO

Introdução

O diabetes mellitus apresenta alta prevalência mundial e seus portadores tem alto risco para desenvolver complicações a longo prazo. O adequado controle glicêmico e a redução da variabilidade glicêmica são essenciais para prevenir complicações. Nesse sentido, os suplementos nutricionais especializados podem resultar em melhor controle glicêmico por apresentarem composição específica.

Objetivos

Avaliar o impacto da suplementação nutricional oral especializada (SNO) no controle glicêmico de um paciente diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

Método

Trata-se de um relato de caso de uma paciente com DM2 comparado com refeição habitual (controle). Os parâmetros foram obtidos por meio do Sistema Flash de monitoramento contínuo de glicose (sensor isCGM – Free Style Libre®). Foi calculada a área incremental sob a curva de resposta glicêmica (iAUC) até 2h após o consumo do suplemento ou refeição habitual. A duração do estudo foi de 12 dias, sendo 5 dias em uso do suplemento especializado, 2 dias de washout seguidos de 5 dias de refeição habitual. O uso do suplemento especializado para controle glicêmico (DiamaxIG, Prodiet Medical Nutrition) foi em substituição ao café da manhã e forneceu 200kcal, 8,8g de proteínas, 3g de fibras, 20g de carboidratos, 9,4 lipídios (25% ácidos graxos monoinsaturados), além de vitaminas e minerais.

Resultados

Paciente 23 anos, sexo feminino, com diagnóstico prévio de DM2, com peso corporal de 77,9 kg, índice de massa corporal de 29 kg/m², HbA1c = 6,6%, em uso de metformina 500mg, 1x/dia. Os dados de perfil glicêmico, durante o uso de DiamaxIG, mostram uma média de glicose de 129 mg/dL, iAUC de 17.201 mmol/L x 120 min, indicador de gerenciamento da glicose (GMI) de 6,4%, variabilidade da glicose de 15,5%, permanecendo 98% do tempo com a glicemia no alvo. Para os dias com ingestão de café da manhã habitual, observou-se aumento nos valores de média de glicose 144mg/dL, iAUC de 20.219 mmol/L x 120 min, GMI de 6,8%, permanecendo 95% do tempo com a glicemia no alvo e um maior tempo com glicemia alta (5%).

Discussão

O adequado controle glicêmico representa um maior tempo da glicemia no alvo. Neste relato de caso foi demonstrado que uma intervenção simples, substituição de café da manhã habitual por suplemento especializado, resultou em um melhor controle glicêmico. Apesar dos resultados significativos, trata-se de um relato de caso e novos estudos devem ser realizados com a finalidade de comprovação dos achados.

Conclusão

O uso do SNO especializado contribuiu para o adequado controle glicêmico da paciente, considerando o aumento do tempo no alvo e a redução do tempo fora do alvo, bem como redução da glicemia média.

Palavras Chave

DIABETES; CONTROLE GLICÊMICO; SUPLEMENTO NUTRICIONAL ORAL;

Área

Nutrição em doenças crônicas

Instituições

Prodiet Medical Nutrition - Paraná - Brasil, Universidade Federal de Goias - Goiás - Brasil

Autores

ANA CLAUDIA ZANINI, ALINE CORADO GOMES , BÁRBARA PAIXÃO GOIS , RAISSA LEONELLO BELLOTTI, JOÃO FELIPE MOTA