Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral 2023

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE A ADEQUAÇAO DA INGESTAO DE CALORIAS E PROTEINAS COM RESULTADOS CLINICOS DE PACIENTES EM USO DE SUPORTE NUTRICIONAL: ESTUDO PROSPECTIVO

Introdução

O Suporte Nutricional (SN) caracteriza-se como o conjunto de procedimentos terapêuticos que visam manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, por meio de suplementação da via oral, Nutrição Enteral (NE) e/ou Parenteral (NP), garantindo o aporte adequado de nutrientes. A ingestão alimentar inadequada é a principal causa modificável de desnutrição hospitalar e combinada com o aumento das necessidades nutricionais, está associada ao aumento de complicações clínicas e mortalidade.

Objetivos

Avaliar a associação entre a adequação da ingestão nutricional proteico-calórica de pacientes em SN e os desfechos nutricionais e clínicos de pacientes internados em um hospital público do Brasil.

Método

Estudo de coorte prospectivo, cujos dados foram obtidos dos prontuários, portanto, dados secundários de pacientes admitidos na equipe do SN entre 14 de dezembro de 2021 e 14 de maio de 2023, em uso NE e/ou NP. Os dados foram analisados com o programa SPSS versão 20.0 por meio da estatística descritiva, sendo significativos os valores de p<0,05. Todos os pacientes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido

Resultados

Uma amostra de 300 pacientes hospitalizados em uso de SN foi acompanhada por um tempo mediano de 33 dias. Desse total, 126 eram mulheres (42%) com idade mediana de 61,5 (51 - 72) anos. A maioria dos pacientes foi internada nas enfermarias (74,7%) e os demais na unidade de terapia intensiva (UTI). A neoplasia esteve presente em 126 pacientes (42%) e 42 (14%) estavam em cuidados paliativos. Segundo o diagnóstico nutricional dado pelo protocolo da instituição, a desnutrição grave foi a mais prevalente (41,5%), seguida da desnutrição moderada (20,4%). A NE exclusiva foi a terapia nutricional instituída para a maioria dos pacientes (73,3%), seguida da NE associada a via oral (14,3%) e NP exclusiva (9,4%). O tempo de internação com SN foi de 22 dias, e a taxa de mortalidade foi de 30,3%. As variáveis de adequação (%) calórica e proteica médias foram correlacionadas com as complicações clínicas. Observou-se correlação direta e fraca entre ambas com tempo de internação em SN (p<0,001). Além disso, pacientes que apresentaram adequação calórica e proteica maior do que 75% das necessidades calóricas estimadas, tiveram maior tempo de internação e maior tempo de internação em SN.

Discussão

Estudos já descritos demonstram como o consumo excessivo advindo tanto das calorias quanto proteínas, pode levar a graves complicações da terapia nutricional, ocasionando piora do prognóstico, maior tempo de internação bem como declínio do estado nutricional.

Conclusão

.
Conclui-se que a adequação da ingestão se correlacionou positivamente com os desfechos clínicos. Esses achados reforçam a importância de se atingir uma adequação nutricional adequada para pacientes internados em uso de SN.

Palavras Chave

Suporte Nutricional. Adequação Calórica. Adequação Proteica. Desfechos Clínicos. Terapia Nutricional.

Área

Cuidados em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (vias, técnicas, formulações e outros)

Autores

LUCIANA DE ABREU SILVA, CAMILA KÜMMEL DUARTE, SIMONE DE VASCONCELOS GENEROSO, JAQUELINE ALMEIDA GUIMARÃES BARBOSA, VIKTORIIA VIKTOROVNA FOMISHINA, GABRIELLA BEATRIZ SILVA DE CARVALHO CARVALHO , SOPHIA DAUARE SILVA PEREIRA , JESSICA MOREIRA ALVES MOREIRA ALVES